Embaixador Valensise faz apelo à participação nas eleições italianas

u CRITIBA – PR – Apelo para que o maior número possível de eleitores italianos residentes no Brasil manifeste-se através do voto está sendo feito pelo embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, através de mensagem que distribuiu em italiano e português. Os cidadãos italianos regularmente inscritos perante os consulados italianos que operam no Brasil – assim como em todo o mundo – poderão votar por correspondência para a renovação do Senado, da Câmara dos Deputados e do presidente do Conselho de Ministros. Na Itália, as eleições serão dias 13 e 14 de abril, mas na Circunscrição Eleitoral do Exterior o exercício do voto acontecerá antes: somente serão computados os votos que chegarem de volta aos Consulados até as 16 horas do dia 10 de abril. Na Circunscrição Eleitoral do Exterior serão eleitos 12 deputados e seis senadores. À região da América do Sul caberão três deputados e dois senadores, cujos candidatos fazem o que podem, devido à exiguidade do tempo, para sensibilizar os eleitores.

PATROCINANDO SUA LEITURA

“A participação não é somente um direito – escreveu Valensise em sua mensagem – , mas também um dever cívico. Participar das eleições significa contribuir para decidir sobre o futuro da comunidade italiana, da nossa comunidade, no Brasil”.

Veja, na íntegra, o conteúdo da mensagem do embaixador Michele Valensise:

 

ELEIÇÕES POLÍTICAS DE 2008 – CONVOCAÇÃO PARA A ELEIÇÃO

Queridos compatriotas,

Nos dias 13 e 14 de abril de 2008 serão realizadas na Itália as votações para a eleição da Câmara dos Deputados e do Senado da República. Trata-se de um importante acontecimento, onde mais uma vez os protagonistas são os italianos residentes no exterior. Os eleitores italianos no Brasil elegerão, no âmbito da repartição América do Sul da circunscrição no exterior, dois senadores e três deputados.

A rede diplomático-consular no Brasil está trabalhando ativamente para que todos aqueles que têm direito possam exercitar o seu voto. É o meu grande desejo que a afluência dos compatriotas no Brasil às urnas seja a mais alta possível. É de fundamental importância, portanto, que todos aqueles que receberam as cédulas eleitorais exerçam o seu direito de voto, restituindo no menor tempo possível as cédulas votadas aos Consulados.

A participação não é somente um direito, mas também um dever cívico. Participar das eleições significa contribuir para decidir sobre o futuro da comunidade italiana, da nossa comunidade, no Brasil.

Convido a todos os eleitores italianos no Brasil a votarem, restituindo ao Consulado O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL as cédulas eleitorais votadas, de forma que cheguem ao Consulado de competência até no máximo às 16:00 hs do dia 10 de abril de 2008.

Michele Valensise – Embaixador da Itália no Brasil.

 

u Elezioni politiche 2008 – APPELLO PER IL VOTO

Cari connazionali,
il 13-14 aprile 2008 in Italia si svolgeranno le votazioni per l’elezione della Camera dei Deputati e del Senato della Repubblica. Si tratta di un importante appuntamento, che ancora una volta vede protagonisti gli italiani residenti all ‘ estero. Gli elettori italiani in Brasile eleggeranno, nell´ambito della ripartizione Sud America della Circoscrizione Estero, due Senatori e tre Deputati.

La rete diplomatico-consolare in Brasile sta lavorando alacremente affinché tutti coloro che ne hanno diritto possano esercitare il voto. E´ mio vivo auspicio che l´affluenza alle urne dei connazionali in Brasile sia la più alta possibile.  E’ di fondamentale importanza quindi che tutti coloro che hanno ricevuto le schede elettorali esercitino il loro diritto al voto, restituendo nel più breve tempo possibile le schede votate ai Consolati. La partecipazione al voto è non solo un diritto, ma anche un dovere civico. Partecipare al voto significa contribuire a decidere sul futuro della comunità italiana, della nostra comunità, in Brasile.

Esorto vivamente tutti gli elettori italiani in Brasile a votare, restituendo AL PIÚ PRESTO al Consolato le schede elettorali votate, in modo che arrivino al Consolato entro le ore 16.00 di giovedì 10 aprile 2008. 

Michele Valensise – Ambasciatore d’Italia in Brasile.