Encontro anual dos cônsules italianos no Brasil será em Curitiba. Subsecretário Merlo poderá estar presente

729

A reunião anual dos cônsules italianos que operam no Brasil, juntamente com o embaixador Antonio Bernardini, este ano será em Curitiba entre os dias 11 e 12 de novembro próximo. O encontro deverá contar com a “provável” presença do senador e subsecretário Ricardo Merlo, do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, da mesma forma como ocorreu ano passado, no Rio de Janeiro.

Questionado sobre sua participação no encontro, Merlo disse a Insieme que “probabilmente ci sarò” (provavelmente estarei).

PATROCINANDO A SUA LEITURA

O encontro atende a uma rotina anual em que os integrantes da rede diplomática italiana debatem problemas comuns e traçam suas linhas de ação. Não há, entretanto, informação disponível até o momento sobre encontros paralelos de e com representantes da comunidade italiana, como presidentes dos Comites – ‘Comitati degli Italiani all’Estero’ ou membros do CGIE – ‘Consiglio Generale degli Italiani all’Estero’. Entretanto, nenhum dos presidentes de Comites consultados soube informar se haverá a convocação.

Esta será a última reunião do gênero a ser presidida pelo embaixador Bernardini que, conforme já noticiamos, deverá assumir, a partir do início do ano que vem, um cargo junto à Ocse – Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, sendo substituído pelo já escolhido novo embaixador Francesco Azzarello.