”Este grande edifício é um testemunho do forte laço do Brasil com a Itália”, diz Mattarella ao receber comunidade italiana de SP

Com o salão nobre do Circolo italiano di San Paolo lotado, o presidente da Itália, Sergio Mattarella recebeu na tarde de hoje (17/05/2024) uma representação da comunidade italiana de São Paulo dizendo que “este próprio palácio, este grande edifício, é um testemunho, uma mensagem da manutenção do forte laço [do Brasil] com a Itália, que se manteve nestes 150 anos desde a chegada de muitos dos nossos compatriotas aqui no Brasil”.

O Presidente da Itália agradeceu a presença dos convidados e disse que, para ele, “é um grande prazer poder saudá-los e agradecê-los por tudo que é realizado aqui”, repetindo de certo modo o que dissera já pela manhã, no Arsenal da Esperança.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Como durante toda a viagem no Brasil, iniciada domingo último, Mattarela estava acompanhado do vice-ministro das Relações Exteriores, Edmondo Cirielli e da filha Laura, além do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese e do cônsul geral em São Paulo, Domenico Fornara.

Depois de uma breve saudação do embaixador Cortese e do cônsul Fornara (“esta é a cidade mis italiana fora da Itália”), falou o presidente Mattarella nos seguintes termos:”Sou realmente grato ao embaixador e ao cônsul-geral por este encontro e estou feliz por poder saudá-los junto com o vice-ministro das Relações Exteriores, minha filha e a delegação que me acompanha. Este próprio palácio, este grande edifício, é um testemunho, uma mensagem da manutenção do forte laço com a Itália, que se manteve nestes 150 anos desde a chegada de muitos dos nossos compatriotas aqui no Brasil, neste Estado e em todo o Brasil, com a esperança de uma perspectiva de vida, com os sacrifícios da viagem, dos primeiros tempos e do trabalho, mas com grandes resultados que se consolidaram ao longo das gerações. E, portanto, este edifício é o testemunho dessa importante história”.

“Para mim – prosseguiu Mattarella -, é realmente um grande prazer poder estar aqui com vocês após 24 anos desde a visita que o presidente Ciampi fez na época. Este ano é especial porque celebra os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos aqui no Brasil. É um ano de comemorações significativas, particularmente importante e, para mim, é uma oportunidade de grande significado poder saudá-los. E agradecer ao embaixador e àqueles que, junto com ele, trabalham na representação diplomática para manter a interlocução com esta importante comunidade de italianos no Brasil e de descendentes de italianos, cidadãos brasileiros, e ao consulado que se ocupa concretamente, dia após dia, das relações e das necessidades, e a outros organismos, como aqueles de agregação espontânea, que cuidam da condição dos nossos imigrantes, nossos compatriotas ou seus descendentes.

[Como eu dizia] Ao presidente do grupo de amizade parlamentar entre Brasil e Itália, há muitas razões pelas quais esta viagem é de grande importância para mim, não só pelo longo intervalo desde a última visita do presidente Ciampi, e pelas importantes comemorações deste ano, mas também porque este ano Brasil e Itália têm um laço particular, sendo um presidente do G20 e o outro do G7. A colaboração está crescendo”.

Mattarella lembrou que “também no encontro que tive com o Presidente Lula, registramos uma grande convergência de avaliações, perspectivas e projetos para o futuro. Os acordos assinados em nossa presença foram significativos, abrangendo aspectos da vida cotidiana dos cidadãos, como a assinatura do reconhecimento mútuo das carteiras de motorista brasileiras e italianas, e com acordos em setores de vanguarda de pesquisa tecnológica avançada. Portanto, é outro forte laço que se estabelece com esses acordos, que se somam aos muitos existentes entre Brasil e Itália”.

Aduziu ainda que “para mim é um grande prazer poder saudá-los e agradecê-los por tudo que é realizado aqui. Esta manhã visitei o Museu da Imigração e fiquei sinceramente admirado, porque é muito bem organizado, com uma capacidade de envolvimento realmente intensa para quem o visita, mostrando o que foi a chegada [dos imigrantes], com as cartas, as fotos da época, os olhares interrogativos das crianças e jovens naquelas circunstâncias, que indicavam a incerteza da situação, seguida, repito, de sucesso e realização. Portanto, esta é uma ocasião importante para mim expressar meu apreço pelo que nossos compatriotas fizeram aqui, e pelo que fazem os descendentes deles”.

Finalizou agradecendo “aos nossos compatriotas que estão aqui no Brasil, e são muitos, assim como aos numerosos cidadãos brasileiros que estão na Itália. É uma condição de grande ligação entre nossos países, não só politicamente, mas também culturalmente, particularmente pela sensibilidade que une Brasil e Itália. Sou grato por este encontro. Desejo-lhes os melhores votos. Para mim, este momento é particularmente importante por estar aqui. Felicidades”.

Segundo o programa divulgado, Mattarela, após conversar durante algum tempo com os convidados dentro do salão, subiu ao último andar do Edifício Itália para ter um encontro reservado com os funcionários do Consulado Geral da Itália em São Paulo. Amanhã ele desenvolve agenda no Rio de Janeiro, no penúltimo dia de sua visita ao Brasil.