Ex-governador Germano Rigotto declina da presidência do Comites do RS

Foto Desiderio Peron / Insieme

comites rs.jpg

PATROCINANDO SUA LEITURA

Os conselheiros eleitos do novo Comites do Rio Grande do Sul com o cônsul geral Nicola Occhipinti, antes do início da primeira assembléia do órgão.

Com a participação do cônsul geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, os novos conselheiros do Comites – Comitato degli Italiani all’Estero do Rio Grande do Sul tomaram posse e realizaram a primeira assembleia na noite dessa segunda-feira (27 de fevereiro). No primeiro ato, uma surpresa: nem o ex-governador Germano Rigotto, nem o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Victor José Faccioni – o primeiro e o segundo com o maior número de votos alcançados – assumiram a presidência do órgão, que terá no comando a conselheira Rosalina Zorzi, terceira na ordem de preferência dos eleitores ítalo-gaúchos.

À sede do consulado, local da assembleia, compareceu também o ex-presidente Adriano Bonaspetti, além, entre outros, do agente consular honorário em Passo Fundo, Ivanio Susin e esposa, e o presidente da “Associazione Trevisani nel Mondo” de Porto Alegre, Elio Zanette. A diretoria do novo Comites do Rio Grande do Sul está composta ainda por Claudia Antonini (vice-presidente), Elisete Bortollo e Sandra Cavalheiro Dall’Onder Martins (primeira e segunda secretaria, respectivamente) e Sergio Rigo e Emir José Parisotto (na primeira e segunda tesouraria).

O ex-governador Rigotto, na condição do mais votado (1.349 votos), após a abertura da sessão pelo cônsul Occhipinti, presidiu a assembleia, mas suas palavras iniciais já dirimiram eventuais dúvidas: disse que, convidado, entrou no pleito com a disposição de colaborar com as atividades do Comites e do próprio Consulado em homenagem à grande comunidade italiana do Estado da qual tem orgulho de fazer parte, mas que não teria condições de exercer a presidência do órgão – mesma posição seguida pelo conselheiro Faccioni. Os conselheiros do Comites RS deverão escolher nos próximos dias os quatro co-optados (cidadãos ítalo-brasileiros sem cidadania italiana ainda reconhecida) que deverão também integrar o conselho.

Os demais integrantes do Comites do RS são os conselheiros, Debora Geremia, José Zanella, Silvia Regina Faccnhin Meneguz e Franco Morelli

NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – Antes da posse dos novos conselheiros do Comites, o Cônsul Occhipinti esteve em visita oficial à sede do Poder Legislativo gaúcho, onde foi recebido pelo presidente em exercício, deputado Ronaldo Santini. As duas autoridades trocaram informações sobre os multiplos programas e ações que estreitam as relações entre a Itália e o Brasil, particularmente a comunidade italiana do Rio Grande do Sul que comemora este ano o centésimo quadragésimo aniversário da imigração italiana no Estado. A data será festejada oficialmente em evento programado para o dia 20 de maio próximo na localidade de Nova Milão, município de Farroupilha, com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta e do governador José Ivo Sartori, entre outras autoridades. O evento também será lembrado em ato solene organizado pela Assembleia Legislativa, também no dia 20.