Ex-governador Paulo Pimentel é homenageado pela Associação Giuseppe Garibaldi em Curitiba

O empresário e ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel, recebeu uma homenagem da Associação Giuseppe Garibaldi pela sua atuação em favor da sociedade paranaense e da comunidade italiana no estado. A entrega aconteceu em solenidade realizada na sede da instituição nesta segunda-feira (23) em Curitiba. Aos 92 anos de idade, Pimentel recebeu, com muito bom humor, o diploma em reconhecimento a sua trajetória profissional, pública e pessoal. “Estou na linha do incansável, mas não da ociosidade. Continuamos trabalhando. Fico grato e feliz a cada homenagem feita. Cumpri minha missão, quero viver mais e tenho condições ainda de produzir”, afirmou.

“Agradeço em nome de toda comunidade italiana todos os préstimos pelo Paraná, seja como o governador mais novo do estado, seja como empresário que mudou os rumos da comunicação e da história do nosso Estado”, acrescentou Paulo Pimentel.

PATROCINANDO SUA LEITURA

A presidente da Associação Garibaldi, Cida Borghetti, ressaltou que a escolha do nome do homenageado pela diretoria foi unânime. “Quando decidimos conceder um título de honra ao mérito a um cidadão paranaense de nascimento ou de coração sabíamos que deveria ser alguém de referência, perseverança e honradez”.

O vice-prefeito de Curitiba e neto do homenageado, Eduardo Pimentel, afirmou ter orgulho do avô amoroso e agradeceu a celebração.”Essa homenagem fica na nossa história e é um orgulho ter na nossa família o Paulo Pimentel. Essa justa homenagem nos alegra muito”, agradeceu.

O vice-governador, Darci Piana, destacou a grande contribuição de Paulo Pimentel ao desenvolvimento do Paraná e do povo paranaense. “Como descendente de italianos fico orgulhoso em saber da decisão de toda a diretoria em homenagear essa pessoa extraordinária que é o nosso governador Paulo Pimentel. Uma alegria estar aqui”.

Paulo Pimentel foi secretário de Agricultura do governo Ney Braga de 1961 a 1965, governador do Paraná de 1966 a 1971, candidato a prefeito de Curitiba e ao Senado; foi deputado federal por dois mandatos, tendo participado da Assembleia Nacional Constituinte em 1988. Também exerceu a presidência da Copel, cargo hoje ocupado por um de seus netos, Daniel Pimentel Slaviero.

Pimentel também foi diretor-presidente dos jornais Tribuna do Paraná, O Estado do Paraná e da TV Iguaçu, entre outros órgãos de imprensa. O evento também contou com a presença do deputado federal, Ricardo Barros; da deputada estadual, Maria Victoria; do vice-presidente da Associação. Benoni Constante Manfrin, diretores, amigos e familiares.

Nota da redação: Paulo Pimentel casou-se com Yvone Pimentel, descendente do imigrante italiano Geremia Lunardelli (1885-1962), natural de Mansuè, província vêneta de Treviso, que chegou ao Brasil com dois anos de idade, em 1887. Depois de ter sido carroceiro, sitiante e de aprender a ler e escrever por conta própria, estabeleceu-se como empresário, cafeicultor e fazendeiro., chegando a possuir 18 milhões de cafés plantados e recebendo o epíteto de “Rei do Café”