Exposição navega sobre a presença emiliano-romagnola no Brasil. Pode ser conferida na internet

Contendo dados estatísticos obtidos por meio de uma enquete realizada com cerca de 500 emiliano-romagnoli que vivem no Brasi, entre outras curiosidades e um rico conteúdo histórico-cultural, foi inaugurada presencialmente, no dia 21 de fevereiro de 2025 último, no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro (ICIB), em São Paulo, a exposição virtual “A Presença Emiliano-Romagnola no Brasil”. A exposição está acessível também neste link. 

O evento presencial reuniu membros da comunidade, autoridades e interessados na cultura italiana, marcando um momento significativo para a valorização e divulgação da cultura emiliano-romagnola no Brasil.

PATROCINANDO SUA LEITURA

A cerimônia contou com a presença da secretária de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Angela Gandra, além de representantes institucionais e membros da comunidade. Marzio Arcari, em nome do ICIB, abriu o evento, dando as boas-vindas aos participantes. Em seguida, Sandra Papaiz, presidente da Essenza, instituição patrocinadora do cocktail do evento presencial, apresentou a nova entidade ao público.

Eduardo Morelli, presidente do Circolo Emilia-Romagna di San Paolo, destacou a importância da exposição para a preservação da identidade e da história dos imigrantes emiliano-romagnolos no Brasil. Durante sua apresentação, Morelli detalhou os principais conteúdos da mostra virtual, que inclui:

Salas temáticas abordando a presença emiliano-romagnola em áreas como educação, artes, esporte, empreendedorismo e arquitetura;

Entrevista com professores da Universidade de Bologna e da Universidade de Modena e Reggio Emilia sobre a história dos Emiliano-Romagnoli antes de sua partida à imigração;

Dados estatísticos obtidos por meio de uma enquete realizada com cerca de 500 Emiliano-Romagnoli que vivem no Brasil;

Depoimentos e relatos sobre a experiência da imigração, incluindo histórias de famílias e empresas.

O fechamento do evento ocorreu com a exibição do curta-metragem “Ricordi di un Brasilemiliano-romagnolo”, dirigido pelo cineasta Solon Neto, descendente de imigrantes de Borgo Tossignano, província de Bologna. A produção resgata memórias imagens ligadas ao turismo de retorno e a ligação da comunidade com a terra de origem, de forma artística e dinâmica. O vídeo faz parte da mostra.

A exposição “A Presença Emiliano-Romagnola no Brasil” é uma iniciativa do Circolo Emilia-Romagna di San Paolo, com a contribuição da Assemblea Legislativa da Regione Emilia-Romagna, por meio da Consulta degli Emiliano Romagnoli nel Mondo, a colaboração do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro e da Essenza e as parcerias de: Associação Emiliano-Romanhola Bandeirante, Associação Vittorio Emmanuele II, Società Emilia-Romagna Baixa Mogiana, Comites SP, Convita, Associação ACLI São Paulo, Circolo Italiano San Paolo, Società Italiana di Santos, Scuola Italiana Eugenio Montale, Italcam – Camera de Comércio Italiana de São Paulo, Istituto Fernando Santi Emilia-Romagna, IVM digital

A mostra virtual segue acessível ao público, e em constante atualização, podendo sair e entrar novos “quadros” e convida todos a explorarem a rica história e contribuições dos imigrantes da Emilia-Romagna para a formação do Brasil. Através de documentos, fotos, vídeos e outros materiais, a exposição oferece um panorama abrangente da presença emiliano-romagnola no país, desde os primeiros imigrantes até os dias atuais.