Fabricantes italianos de calçados buscam novas parcerias de negócios

          

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u  SÃO PAULO-SP – Numa promoção do Instituto Italiano de Comercio Exterior – ICE , instituição do Governo italiano ligada ao Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, e a Associação Nacional dos Calçadistas Italianos – ANCI, 16 empresas italianas, participam  da 36ª Couromoda que acontece de 12 a 15 de janeiro, no Anhembi,  em São Paulo.

Ainda, a  EMI- Ente Moda Itália organiza pela primeira vez a participação  italiana no Preview do SP Prêt à Porter, dentro da Couromoda 2009. Sete grifes italianas de vestuário estarão apresentando seus lançamentos “Made in Italy” também no Pavilhão Italiano para compradores e confeccionistas do Brasil e América Latina. A EMI – Ente Moda Italia foi criada em 1983, iniciativa do Centro de Moda e Sistema da Itália, que promove e difunde  o “made in Italy” no exterior através da participação das empresas em feiras de moda internacionais.

O Pavilhão Italiano conta com 200 metros quadrados, onde as empresas  buscam parcerias com indústrias nacionais para produzir seus calçados no Brasil e América Latina. São produtos com o selo “Made in Italy”  de alto valor agregado e com preço final médio e alto. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Secex-Medic, de janeiro a outubro de 2008 a Itália vendeu ao Brasil 7 milhões de dólares ou 60 mil pares, em contrapartida, seis milhões de pares  consumidos pelos italianos em 2007 eram “Made in Brazil”.

O objetivo do grupo italiano é reforçar a presença no país dos calçados com o selo “made in Italy” que se destacam pelo design, alta qualidade dos componentes utilizados e acabamento, buscando novas parcerias e visando incrementar o intercâmbio comercial entre os dois países. Grande parte das empresas associadas da ANCI são formadas por pequenas e médias empresas,  que representam  70% do faturamento total de toda a produção italiana de calçados. A entidade italiana, através, da A.N.C.I. Servizi S.r.l., é organizadora do MICAM Shoevent, importante Feira Internacional de Calçado, que acontece em Milão.

Participam do Pavilhão Italiano (ICE) na Couromoda as marcas de calçados : Vito Artioli; Alberto Gozzi; Pakerson; Bruno Magli; Gianmarco Lorenzi; Ballin; Franco Ballin; Aldo Brue; Iris; Luciano Padovan, Fratelli Rossetti e o  Consorzio Vigevano Export  com cinco empresas: Sultana; Brunate;  Caimar – Cesare Martinoli; Speroni Renato Cenedella e  Pé Pé.

Participam do Pavilhão Italiano (ICE) na Couromoda – Preview do SP Prêt à Porter  as marcas de vestuário: Bresciani, I Pinco Palino, MA.AL.BI, MAC’S Cashmere, Marly’s, Sportswear Company, View di Monica Crestan.

 

Consorzio  de Vigevano Exportação  congrega 56 empresas do setor, e organiza feiras e missões. Isso permite que seus associados  se unam e se fortaleçam para participar de eventos internacionais, de outra forma seria inviável em se tratando de custos e de preços finais.

 

ANCI –  Associação Nacional das Indústrias Italianas de Calçados

Entidade que  reúne  cerca de mil empresas, que representam 70% do faturamento total de toda a produção italiana de calçados, na sua grande maioria pequenas e médias empresas, cada uma delas especializadas em segmentos específicos do produto. A finalidade da A.N.C.I. é estudar, patrocinar e promover iniciativas no campo econômico, técnico e científico no interesse da indústria de calçados, representando-a em todos os níveis institucionais. Através de uma própria sociedade de serviços, A.N.C.I. Servizi S.r.l., organiza o MICAM Shoevent, importante exposição mundial do calçado.

 

ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior 

Entidade que  responde pela promoção do intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países do mundo  sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte e seus consórcios de exportação. Sediado em Roma, possui 20 escritórios na Itália e outros 142 espalhados em 84 países. Suas atividades são financiadas por meio de recursos provenientes do Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico e, em menor grau, pelas empresas italianas que utilizam seus serviços promocionais e de consultoria.

Com sua rede de escritórios, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no mercado global, fornecendo informações a nível econômico, legal e técnico, bem como desenvolvendo estudos setoriais e análises personalizadas da concorrência e de viabilidade de mercado, auxiliando-as no fechamento de contratos de venda, no estabelecimento de joint-ventures, na concessão de licenças e na instituição das demais formas de cooperação. Através da realização de Pavilhões Oficiais Italianos em exposições internacionais e de missões comerciais de empresários à Itália, bem como de italianos ao exterior, de cursos e convenções, de campanhas publicitárias e de outras iniciativas de seu Programa Promocional, o ICE intensifica as oportunidades de negócios, reforça a imagem da marca Made in Italy e promove a cooperação industrial e o investimento de capital estrangeiro na Itália.