u O ICE-Instituto Italiano para o Comércio Exterior e a UNACOMA -Associação Italiana dos Construtores de Máquinas Agrícolas reúnem oito empresas produtoras de máquinas e implementos agrícolas no Pavilhão Italiano, na Agrishow 2008, de 28 de abril a 03 de maio, em Ribeirão Preto–São Paulo
O mercado italiano de máquinas agrícolas, encontra-se num período de novos desafios, uma vez que o setor vem buscando desenvolver tecnologias específicas para a utilização de bio-combustíveis, como o milho, para a produção de etanol e o girassol para o biodiesel.
Em 2007, o setor apresentou uma queda comparada a 2006 (tratores –9,8%, motores agrícolas –8,3% e reboques -12,3%), com crescimento somente para as ceifadoras-colhedeiras que tiveram aumento acelerado (+75,0%).
Metade dos fabricantes do setor, que inclui colhedeiras, ceifadeiras, tratores e outros equipamentos, estão na região de Emilia Romagna, 70% concentrados nas províncias de Modena e Reggio. Esta possui o maior número de empresas (427), enquanto Modena tem (173). Os principais mercados de exportações italianas são a França, Alemanha, Estados Unidos, Espanha e Reino Unido.
Pavilhão Italiano na Agrishow
Nesta ano, a Itália completa nove anos de participação oficial na Agrishow, evento mais representantivo do setor de tecnologia agrícola na América Latina, uma iniciativa do ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior, Agência do Governo Italiano que atua na promoção do intercâmbio comercial entre a Itália e o mundo, junto com a UNACOMA – Associação Italiana dos Construtores de Máquinas Agrícolas. Neste período, o Pavilhão Italiano promoveu a vinda de mais de cem empresas na feira.
“O objetivo maior é fortalecer os acordos de cooperação entre os dois países”, afirma Massimo Goldoni, presidente da UNACOMA, que estará presente no evento.
“O interesse em montar um estande conjunto é favorecer as empresas. Quando elas se reúnem no Pavilhão são, de certa forma, subsidiadas pelo governo. As empresas recebem apoio do ICE, já que em muitos casos não possuem contatos comerciais no Brasil”. A Itália é um dos países mais abertos aos intercâmbios comerciais com o Brasil explica Emilio Pelizzon, analista de negócios do ICE em São Paulo.
Na área dos maquinários agrícolas, a Itália é lider mundial pela diversidade de ofertas de itens fabricados para todo tipo de terreno e cultivo. Nesta edição da Agrishow 2008, o Pavilhão Italiano ocupa posição de destaque, na entrada principal da exposição, com área de 1.000 m².
ICE
Instituto Italiano para o Comércio Exterior é uma instituição do governo italiano ligada ao Ministério das Atividades Produtivas (MAP) que, por meio de uma rede de 20 escritorios na Itália e outros 142 espalhados em 85 países desenvolve, incentiva e promove produtos, tecnologias e serviços italianos em todo o mundo, dando particular atenção às pequenas e médias empresas e seus consórcios de exportação. Também estimula e financia investimentos diretos no exterior, bem como atrai investimentos estrangeiros para a Itália.
UNACOMA
Unione Nazionale Costruttori Macchine Agricole (Associação Italiana dos Construtores de Máquinas Agrícolas) estuda, patrocina e promove iniciativas de interesse das indústrias do setor, desenvolvendo ações e atividades nos campos econômico, técnico e científico.
Empresas participantes do Pavilhão Italia
Annovi Reverberi Spa
Modena – Itália
Site: www.annovireverberi.it
Líder na produção de bombas de membrana para agricultura, bombas de pistão para lavadoras industriais de alta pressão e hidrolavadoras completas. No setor de bombas oferece ampla variedade de modelos tendo as partes de contato com líquidos tratadas em alumínio plastificado e anodizado.
ARAG S.r.l.
RUBIERA – ITÁLIA
Lider mundial na produção de acessórios para pulverização como: computadores e monitores, grupos de comandos, filtros, tampas, bicos de pulverização, agitadores, válvulas manuais e elétricas, sistemas via satélite (GPS) etc.
Destaque para o BRAVO 300S, novo computador com software específico para equipamentos de capina química, atomizador e atomizador multilinhas, caracterizado por um display gráfico amplo e luminoso e pela possibilidade de memorizar os dados de trabalho em placas de memória SD.
Conectado ao navegador via satélite SKIPPER, permite gerenciar de maneira totalmente automática os tratamentos com dosagem variável e executar a abertura e o fechamento das seções de barra sem a ação do operador.
BERTOLINI S.p.A.
Reggio Emilia – ITÁLIA
Está entre as empresas líderes na Europa no setor da pequena e média mecanização agrícola, especializada em máquinas motorizadas de dois a dezenove cavalos, com motores a gasolina e diesel. Sua gama de produtos abrange desde moto-enxadas e moto-ceifeiras a moto-cultivadores e tratores. A versatilidade das máquinas Bertolini é obtida graças às mais modernas técnicas de projeto e produção. Desde 1999, a Bertolini ampliouseu raio de ação com a produção de transporter: cinturados e dumper.
Bertolini Pumps
Reggio Emilia – Itália
A Idromecanica Bertolini, fundada em 1918, estuda, desenvolve e produz bombas volumétricas com membrana e pistões para tratamentos de pulverização de baixa e alta pressão, bombas com pistões de alta pressão para uso industrial, grupos de comando manual ou elétrico que controlam a distribuição e regulagem de líquidos. As bombas Bertolini em polipropileno (patente mundial) são as únicas que podem utilizar todos os produtos químicos de alto PH e de base clorídica.
Olmark S.p.A.
Lentigione – ITALIA
Produz e fornece, em nível internacional, conector e luvas rosqueáveis, tubos flexíveis conjugados, tubos rígidos curvos, tubos mistos, adaptadores e conexões standard e personalizadas, tudo para a realização dos circuitos oleodinâmicos. Segue o desenvolvimento de cada produto desde a fase da pesquisa e projeto até à aplicação final.
RIMA S.p.A.
Montichiari – ITÁLIA
Produz componentes para construção de máquinas agrícolas e industriais, cremalheiras, quinta roda (rala), cilindros hidráulicos, macacos, eixos para carretas, rolamentos dentados.
SALVARANI S.r.L
Polviglio – ITÁLIA
A Salvarani está instalada na Reggio Emilia, região produtiva com uma longa história no setor de componentes agrícolas, voltada ao setor agrícola e jardinagem profissional, oferece linha completa de componentes hidráulicos e oeodinâmicos e acessórios, além da própria experiência para o desenvolvimento de projetos personalizados.
UDOR SRL
RUBIERA (RE) – ITÁLIA
Fabrica bombas de pistão/membrana para pulverização agrícola. Nos anos 80, começaram a aproduzir bombas de pistão cerâmicas de média pressão, também para o setor agrícola e, nos anos 90, um linha completa de bombas de pistão cerâmicas de alta pressão para aplicações industriais.
Pavilhão Italiano – Rua A – Estande 401
Agrishow 2008 – Feira Internacional de Tecnologia Agricola em Ação
Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste
Ribeirão Preto – São Paulo
Data: 28 de abril a 03 de maio
Hora: das 8h às 18h