Segundo Giovanni Sacchi, diretor do ICE-Brasil, a participação destas empresas faz parte da estratégia das entidades em promover acordos, estabelecer e manter relações comerciais e industriais entre os dois países.
Dados do setor
A Itália, ocupa o primeiro lugar no ranking dos fornecedores para o Brasil, com crescimento das vendas de US$ 12,8 milhões em 2006 para US$ 13,9 milhões em 2007.
Líder mundial, fabrica mais de 50% do total das máquinas em todo o mundo. Sua indústria de maquinário para calçados e produtos em couro foi desenvolvida na década de 50, setor produtivo que hoje reúne cerca de 370 pequenas e médias empresas.
Em 2007 registrou um volume total de negócios de 500 milhões de euros, dos quais mais de 350 milhões provenientes das exportações, para mais de 120 países. Lidera o setor de máquinas para curtumes, com mais de dois terços da produção mundial Made in Italy, com cerca de 80 empresas, localizadas principalmente na Toscana, Venetto, Lombardia, Piemonte e Campania. Este setor exporta a maior parte de sua produção, sendo os principais destinos China, Brasil, Índia, Turquia e Argentina.
ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior – www.italtrade.com/brasil
Instituição do governo italiano ligada ao Ministério das Atividades Produtivas que, por meio de uma rede de 142 escritórios espalhados em 84 países e outros 20 na Itália, desenvolve, incentiva e promove produtos, tecnologias e serviços italianos em todo o mundo, dando particular atenção aos interesses e necessidades das pequenas e médias empresas e de seus consórcios de exportação. Também estimula e financia investimentos diretos no exterior, bem como atrai investimentos estrangeiros para a Itália.
ASSOMAC – Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas para a Indústria do Couro e do calçado – www.assomac.it
Entidade que estuda, patrocina e promove iniciativas de interesse das indústrias do setor, desenvolvendo ações e atividades nos campos econômico, técnico e científico.
Na FIMEC, as empresas italianas expositoras fazem parte de vários segmentos do setor de couro e calçados e estão concentradas no “Punto Itália” que ocupará o estande nº 1064/65. São elas:
● AUTEC – linhas completas de automação para o setor de calçados, sistemas de transporte, sistemas de identificação por rádio frequência
Ponsacco (PI) – Itália
● PERSICO – máquinas descarnadeiras, bombas oleodinâmicas, acessórios, etc.
Verona) – Itália
● EQUITAN – fitas transportadoras para corte, cilindros e fitas de borracha, tapetes antiestaticos.
Vicenza) – Itália
● SOLDANI – máquinas para curtumes, rebaixadeiras, máquinas para polir
Santa Croce Sull’ Arno (PI) – Itália
● GEOKEM – produção e comércio de produtos químicos para a indústria de curtumes.
Santa Croce Sull’ Arno (PI) – Itália
32ª FIMEC – Feira Internacional de Couros, Químicos, Componentes e Acessórios, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes
Novo Hamburgo – 8 a 11 de abril 2008
Pavilhão de Exposições – Fenac – Novo Hamburgo – RS
Pavilhão Itália- Estande ICE – 1064/65
*Regina Di Marco é da Assessoria de Imprensa da Fimec