u SÃO PAULO – SP – O Pavilhão Italiano participa mais uma vez da  32ª FIMEC, reunindo cinco  fabricantes (Autec, Construzioni Meccaniche Persico, Equitan, F.li Soldani e Geokem), de 8 a 11 de abril 2008, em Novo Hamburgo, RS. A iniciativa é do ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior, Agência do Governo Italiano , em parceria com  a ASSOMAC-Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas para a Indústria do Couro e do Calçado.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Segundo Giovanni Sacchi, diretor do ICE-Brasil,  a participação destas empresas faz parte da estratégia das entidades em promover acordos, estabelecer e manter relações comerciais e industriais entre os dois países. 

 

Dados do setor

A Itália, ocupa o primeiro lugar no ranking dos fornecedores para o Brasil, com  crescimento das vendas de US$ 12,8 milhões em 2006 para US$ 13,9 milhões em 2007.

Líder mundial, fabrica mais de 50% do total das máquinas em todo o mundo. Sua indústria de maquinário para calçados e produtos em couro foi desenvolvida na década de 50, setor produtivo que hoje reúne cerca de 370 pequenas e médias empresas.

Em  2007 registrou um volume total de negócios de 500 milhões de euros, dos quais mais de 350 milhões provenientes das exportações, para mais de 120 países. Lidera o  setor de máquinas para curtumes, com mais de dois terços da produção mundial Made in Italy, com cerca de 80 empresas, localizadas principalmente na Toscana, Venetto, Lombardia, Piemonte e Campania. Este setor  exporta a maior parte de sua produção, sendo os  principais destinos China, Brasil, Índia, Turquia e Argentina.

 

ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior – www.italtrade.com/brasil

Instituição do governo italiano ligada ao Ministério das Atividades Produtivas que, por meio de uma rede de 142 escritórios espalhados em 84 países e outros 20 na Itália, desenvolve, incentiva e promove produtos, tecnologias e serviços italianos em todo o mundo, dando particular atenção aos interesses e necessidades das pequenas e médias empresas e de seus consórcios de exportação. Também estimula e financia investimentos diretos no exterior, bem como atrai investimentos estrangeiros para a Itália.

ASSOMAC – Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas para a Indústria do Couro e do calçado – www.assomac.it

Entidade que estuda, patrocina e promove iniciativas de interesse das indústrias do setor, desenvolvendo ações e atividades nos campos econômico, técnico e científico.

 

Na FIMEC, as empresas italianas expositoras  fazem parte de vários segmentos do setor de couro e calçados e estão concentradas no “Punto Itália” que ocupará o estande nº  1064/65. São elas:

 

● AUTEC –  linhas completas de automação para o setor de calçados, sistemas de transporte, sistemas de identificação por rádio frequência

Ponsacco (PI) – Itália

www.autecautomation.com

 

 

● PERSICO – máquinas descarnadeiras, bombas oleodinâmicas, acessórios, etc.

Verona) – Itália

www.cmpersico.com

 

 

● EQUITAN – fitas transportadoras para corte, cilindros e fitas de borracha, tapetes antiestaticos.

Vicenza) – Itália

● SOLDANI –  máquinas para curtumes, rebaixadeiras, máquinas para polir

Santa Croce Sull’ Arno (PI) – Itália

www.soldani.it

 

 

● GEOKEM – produção e comércio de produtos químicos para a indústria de curtumes.

Santa Croce Sull’ Arno (PI) – Itália

www.geokem.it

 

 

32ª FIMEC – Feira Internacional de Couros, Químicos, Componentes e Acessórios, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes

Novo Hamburgo – 8 a 11 de abril 2008

Pavilhão de Exposições – Fenac – Novo Hamburgo – RS

Pavilhão Itália- Estande ICE – 1064/65

 

*Regina Di Marco é da Assessoria de Imprensa da Fimec