u RODEIO – SC – Cerca de 1.100 pessoas estão sendo esperadas para o próximo encontro da Família Stolf, programado para o final de agosto (28.08.2005) nas instalações da Paróquia de São Virgílio, no interior do Município de colonização essencialmente trentina. O encontro dá seqüência às reuniões bianuais iniciadas em 1993 e neste ano tem o objetivo de comemorar os 130 anos da chegada dos pioneiros – Antonio e Maddalena – no Brasil. Segundo Elton Stolf, um dos organizadores do encontro, as comidas típicas, as apresentações culturais e a divulgação da arvore genealógica completa da família, contendo mais de 4.000 nomes, serão os principais atrativos da reunião.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Ainda segundo Elton, a árvore envolve diversas outras famílias trentinas da região e “provavelmente despertará interesse em pessoas que são parte da família e que não possuem ainda o seu nome na árvore, integrando e unindo ainda mais os descendentes Stolf que, para os próximos encontros, já estarão trocando histórias e contatos, preservando a raiz da família e aproximando os descendentes”.

O encontro será aberto formalmente às 9 horas com a celebração de missa por freis capuchinhos integrantes da própria família.

Ainda segundo Elton, a família agora está com a novidade de um site na internet (http://www.familiastolf.com.br/Main.aspx), uma iniciativa que pretende “reunir pessoas dos diferentes ramos de imigrantes Stolf que vieram ao Brasil no final do século XIX, contando a história da emigração, da cidade de origem na Itália, Fornace, em Trento, norte da Itália e também informando notícias atuais sobre acontecimentos que envolve familiares, festas e encontros, bem como sempre deixando atualizadas as informações referentes a cidadania italiana para descendentes trentinos”. Ele lembra que, conforme já foi noticiado pela Revista Insieme, “a Família Stolf é a maior família descendentes de Trentinos que está requerendo a cidadania italiana, contando com 142 pessoas em um primeiro processo, feito o juramento em Rio do Sul, SC”. Ele assegura que até o final deste ano,”pretende-se incluir mais pessoas no processo da cidadania, e o site vem ajudar como uma ferramenta para integrar e aproximar mais a família”.