u BELO HORIZONTE – MG – O faturamento das empresas do Grupo Fiat no Brasil alcançou a marca de R$ 8,2 bilhões nos seis primeiros meses de 2005, o que representa um crescimento de 18,8% quando comparado ao faturamento do mesmo período de 2004.

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O destaque ficou para a Fiat Automóveis, cujas vendas vêm crescendo mais rapidamente que as de todo o setor automotivo. De janeiro a junho deste ano, enquanto o mercado brasileiro cresceu 11,3%, a Fiat vendeu 189.762 automóveis e comerciais leves, 20,8% a mais do que o verificado no primeiro semestre de 2004.

 

Já a Iveco fechou os primeiros seis meses de 2005 com 2.001 caminhões vendidos no Brasil, 16,1% a mais do que o registrado em igual período de 2004 e um crescimento cerca de três vezes maior que o do mercado de caminhões no ano (6,1%). Nos ônibus, as vendas da Iveco subiram 12,8%.

 

A Magneti Marelli, que produz autopeças para toda a indústria, aumentou suas vendas em função do sucesso do sistema de injeção eletrônica bi-combustível (flex), mercado no qual a empresa deteve, nos seis primeiros meses de 2005, 72% de participação.

 

Os bons resultados no Brasil ajudaram a impulsionar o crescimento global da empresa, que anunciou os resultados do segundo trimestre de 2005 esta semana. O grupo mundial conseguiu receitas líquidas de 12,1 bilhões de euros entre abril e junho. O lucro do grupo atingiu 360 milhões de euros, bem acima das projeções de 228 milhões de euros feitas pelos analistas europeus.

 

O grupo comprometeu recursos significativos para melhorar a eficiência estrutural e a competitividade em todos os negócios. Agora que as preocupações financeiras foram resolvidas com sucesso, esses esforços podem e serão intensificados nos próximos meses.