Dentro de um formato totalmente novo, onde a participação de dirigentes de associações e também de agentes e correspondentes consulares honorários é admitida, o Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ do Paraná e Santa Catarina realizou assembléia ordinária na manhã do último sábado (16/07) durante a qual foram analisados diversos assuntos de interesse das comunidades ítalo-catarinense e paranaense, com destaque para os serviços consulares.

O encontro aconteceu nas dependências do Instituto Crespi, onde, na sequência, também aconteceu uma alegre festa de confraternização patrocinada pela direção do Instituto, com muita música e um requintado cardápio tanto no almoço quanto no jantar. A festa somente terminou depois da meia-noite. No domingo pela manhã, houve um percurso turístico pela cidade de Brusque, uma das cidades pioneiras no âmbito da imigração italiana em Santa Catarina.

PATROCINANDO SUA LEITURA

A assembleia incluiu também a forma remota de participação, através de vídeo-conferência, o que possibilitou a participação dos quatro conselheiros do Brasil no CGIE – ‘Consiglio Generale degli Italiani all’Estero’: os advogados Walter Petruzziello e Stephania Puton, presencialmente; e Daniel Taddone e Silvia Alciati, através de vídeo. A regente consular Maria Salamandra também participou remotamente em função de recente problema de saúde.

Dentre os assuntos discutidos na assembléia pontificaram reclamações sobre o atendimento consular, principalmente no agendamento de passaportes e também agendamento para o reconhecimento da cidadania ‘iure sanguinis’ e de  propostas e projetos visando a comunidade ítalo-brasileira (o principal deles relativo ao ‘turismo delle radici’), ; obrigatoriedade de inscrição no SPID – Sistema Pubblico di Identità Digitale, e, de forma especial, a reivindicada implantação do ‘sportello consolare’ em auxílio ao Consulado Honorário que funciona em Florianópolis.

Já num dos restaurantes do complexo, o ex-conselheiro Newton Patricio Crespi (ele renunciou ao cargo para o qual fora eleito) fez a passagem simbólica da função que ocupou durante menos de um ano para o primeiro suplente Roberto Carlos Castagnaro, que já fora conselheiro na gestão anterior. Abaixo estão alguns vídeos do evento realizado em Brusque. A animação do encontro ficou a cargo do o grupo Família Dal Ponte e do acordeonista Bruno Moritz.