u ROMA – IT – Foi apresentada na segunda feira à tarde, na Embaixada do Brasil na Praça Navona, em Roma, a proposta de projeto da terceira edição do TTF 2010 – Toro Toquinho Festival, manifestação dedicada ao grande artista brasileiro, originário do pequeno município da Região de Molise, com programa de 27 a 31 de julho de 2010.
Um momento histórico para a delegação do Município de Toro, composta pelo Prefeito Angelo Simonelli, pela Assessora de Cultura, Amália Miozzi e pelo Conselheiro, Nicola Quercio, acompanhada por Dante Gentile Lorusso e Maurizio Oriunno, do staff do Festival, que foi recebida pelo Embaixador José Viegas e pelo Conselheiro Cultural, Acir Pimenta Madeira. Também será anfitrião do TTF 2010 o Deputado Fabio Porta, eleito na circunscrição da América Latina que, no ano passado, participou do Congresso “Os Molisanis no Brasil “, importante momento de aprofundamento sobre a emigração de cerca de 30 mil pessoas originárias da região que, entre o fim do século 19 e início do século 20, vieram tentar fortuna no Brasil.
Durante o cordial encontro, foi registrado um grande entusiasmo por parte do Embaixador Viegas que garantiu plena disponibilidade institucional na condivisione do projeto além de uma ativa colaboração, também econômica, para a reimpressão da biografia de Toquinho, organizada por João Carlos Pecci, escritor estimado no Brasil, além de ser irmão de Toquinho. Uma edição aumentada, em relação àquela publicada pela RCS Brasil, com um capítulo inteiramente dedicado às origens molisanis do violonista e compositor paulista.
Com muita atenção, a máxima autoridade do Governo Brasileiro na Itália escutou as palavras do prefeito Simonelli, tendo sido golpeado pela energia e pela paixão com que foi traçada a história recente do festival, também através da seqüência de imagens coletadas em um folheto fotográfico, no qual foram imortalizadas as emoções de Toquinho durante a sua visita a Toro.
O encontro de segunda feira foi também uma ocasião para ilustrar o programa da delegação do TTF que partirá no próximo dia 28 para o Brasil. Foi entregue na realidade, nas mãos do Embaixador Viegas, o catálogo da mostra de arte contemporânea que será realizada de 4 a 13 de março no Museu Histórico Municipal da Cidade de Itatiba, no Estado de São Paulo, organizada pela associação Limiti Inchiusi, graças à colaboração de Ute Hess, André Bartholomeu e de Luciano Migliaccio, docente de história contemporânea na Universidade de Itatiba.
A mostra intitulada “Viaggio/Viagem” (que será repetida em Toro durante o TTF 2010) receberá as obras de quatro artistas molisanis (Dante Gentili Lorusso, Paolo Borelli, Fausto Colavecchia e Lupi Grandillo) e de dez artistas brasileiros. Um compromisso que consolida ainda mais a parceria entre Toro e Itatiba e que será coroado em 5 de março no centro paulista com a nomeação da praça “Toro – Itatiba Cidades Irmãs” e também em 12 de março com um seminário sobre arte contemporânea e suas relações artísticas entre o Brasil e a Itália, que será realizado na Secretaria da Educação.