Fruto da imigração italiana, Santuário de Azambuja completa 100 anos

u BRUSQUE – SC – Uma missa celebrada em língua italiana, seguida de jantar típico no pátio do próprio templo, marcará, na  noite deste 26 de maio (2005), o centenário de construção do Santuário de Azambuja (Brusque-SC), na Festa de Nossa Senhora do Caravaggio. A missa será celebrada pelo padre Bruno Brugnolaro, com a participação do Coro Peregrinos da Montanha, de Nova Veneza-SC. A liturgia está confiada ao Circolo Italiano di Brusque.

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

Segundo convite expedido pelo padre Luis Antonio Caon,  reitor do Seminário Nossa Senhora de Lourdes, que funciona anexo ao santuário, “será a noite italiana no dia próprio em que se celebra a aparição de Nossa Senhora em Caravaggio, ocorrida no dia 26 de maio de 1432”. Outras etnias também têm eventos programados.

 

Padre Caon explica que é da leva de italianos chegados em Brusque, no final de 1875, que nasceu a História de Azambuja, onde funcionam, além do santuário e do seminário, um hospital, um asilo e um museu de arte sacra. “A fonte d’água da atual gruta de Azambuja motivou – segundo padre Caon – os imigrantes italianos a definirem o local de sua tradicional devoção a Nossa Senhora de Caravaggio. Eles procediam de Treviglio, perto de Milão, onde na localidade de Caravaggio se ergue um grande e famoso santuário”.

 

Além de participar da cerimônia religiosa, o Círculo Italiano de Brusque, presidido por Marcio Fumagalli, marcou uma série de visitas de autoridades a escolas onde atualmente é ensinada a língua italiana em convênio firmado entre o Círculo, as Prefeituras Municipais de Brusque, Nova Trento e Botuverá) e o Ceclisc. Neste roteiro, iniciado dia 23, estão as seguintes escolas: Escola de Ensino Fundamental Adelina Zierke, Escola de Ensino Fundamental Edith Gama Ramos, Escola de Esnino Fundamental Cedro Alto, Escola de Ensino Fundamental Ponta Russa” – “Escola de Ensino Fundamental Isaura Gouvea Gevaerd, Escola de Ensino Fundamental Poço Fundo” – “Escola de Ensino Fundamental Angelo Dognini, Escola de Educação Básica Pe. José Stolte (Botuverá), Escola de Educação Básica Francisco Mazzola (Nova Trento), Escola de Ensino Médio Ivone Olinger Appel.