Fruto da imigração italiana, Santuário de Azambuja completa 100 anos

u BRUSQUE – SC – Uma missa celebrada em língua italiana, seguida de jantar típico no pátio do próprio templo, marcará, na  noite deste 26 de maio (2005), o centenário de construção do Santuário de Azambuja (Brusque-SC), na Festa de Nossa Senhora do Caravaggio. A missa será celebrada pelo padre Bruno Brugnolaro, com a participação do Coro Peregrinos da Montanha, de Nova Veneza-SC. A liturgia está confiada ao Circolo Italiano di Brusque.

PATROCINANDO A SUA LEITURA

 

Segundo convite expedido pelo padre Luis Antonio Caon,  reitor do Seminário Nossa Senhora de Lourdes, que funciona anexo ao santuário, “será a noite italiana no dia próprio em que se celebra a aparição de Nossa Senhora em Caravaggio, ocorrida no dia 26 de maio de 1432”. Outras etnias também têm eventos programados.

 

Padre Caon explica que é da leva de italianos chegados em Brusque, no final de 1875, que nasceu a História de Azambuja, onde funcionam, além do santuário e do seminário, um hospital, um asilo e um museu de arte sacra. “A fonte d’água da atual gruta de Azambuja motivou – segundo padre Caon – os imigrantes italianos a definirem o local de sua tradicional devoção a Nossa Senhora de Caravaggio. Eles procediam de Treviglio, perto de Milão, onde na localidade de Caravaggio se ergue um grande e famoso santuário”.

 

Além de participar da cerimônia religiosa, o Círculo Italiano de Brusque, presidido por Marcio Fumagalli, marcou uma série de visitas de autoridades a escolas onde atualmente é ensinada a língua italiana em convênio firmado entre o Círculo, as Prefeituras Municipais de Brusque, Nova Trento e Botuverá) e o Ceclisc. Neste roteiro, iniciado dia 23, estão as seguintes escolas: Escola de Ensino Fundamental Adelina Zierke, Escola de Ensino Fundamental Edith Gama Ramos, Escola de Esnino Fundamental Cedro Alto, Escola de Ensino Fundamental Ponta Russa” – “Escola de Ensino Fundamental Isaura Gouvea Gevaerd, Escola de Ensino Fundamental Poço Fundo” – “Escola de Ensino Fundamental Angelo Dognini, Escola de Educação Básica Pe. José Stolte (Botuverá), Escola de Educação Básica Francisco Mazzola (Nova Trento), Escola de Ensino Médio Ivone Olinger Appel.