Escola internacional e instituto assinam protocolo para treinar pessoas do circuito histórico durante Seminário Turismo Eco-compatível, realizado em Belo Horizonte.
u BELO HORIZONTE – MG – A Fundação Torino e o Instituto Estrada Real assinaram no sábado, dia 7, durante o Seminário Turismo Eco-compatível, protocolo de intenções para desenvolvimento da atividade econômica na região. No acordo, com início das atividades previsto para o começo do próximo ano, os alunos do curso Técnico em Turismo da escola internacional Fundação Torino irão trabalhar no mapeamento dos recursos e atrações turísticas da Estrada Real e promover o treinamento de guias, artesãos, comerciantes e população dentro da lógica do desenvolvimento sustentável.
O protocolo introduz em Minas as práticas do turismo eco-compatível, uma nova tendência que ganha corpo a partir de iniciativas e financiamento da União Européia. Ele prevê o desenvolvimento do turismo a partir do conhecimento e ações da comunidade com a preservação de seus patrimônios culturais, ambientais e históricos.
Em Val Pellice, próximo a Turim, as práticas do turismo eco-compatível permitiram a integração da comunidade e seu desenvolvimento econômico, obtendo a retomada do crescimento da população da cabra montanhesa, que sofria o risco de extinção.
Principal programa de turismo do governo de Minas Gerais, a Estrada Real engloba 162 municípios do Estado, oito no Rio de Janeiro e sete em São Paulo num trajeto de 1.400 km que vai de Diamantina até o litoral fluminense.
A Fundação Torino, apoiada pelo governo da Itália, oferece desde 1999 o curso Técnico em Turismo, no ensino médio, com duração de quatro anos. Seu currículo inclui as mais modernas tendências da atividade em todo o mundo, bem como economia, legislação, marketing e línguas – além do italiano, que é ensinado desde a escola materna, os estudantes aprendem também o inglês e o espanhol. Os jovens saem capacitados a administrarem e gerenciarem empreendimentos turísticos com uma visão globalizada e recebem os diplomas brasileiro e internacional, que o habilitam a freqüentar universidades em toda a Europa.
Turismo eco-compatível
O Seminário Turismo Eco-compatível reuniu aproximadamente 400 empresários da área de turismo, agências de viagens, estudantes e professores de turismo, bem como representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, governo do Estado e Ministério do Turismo. O evento foi aberto pelo embaixador da Itália no Brasil, Michelle Valensise, que ressaltou a importância do desenvolvimento conjunto em prol da preservação.
Também falaram Marisa Bigo, responsável pelo Setor de Ambiente e Cultura da Comunidade Montana Val Pellice (Turim), Eberhard Hans Aichinger, diretor geral do Instituto Estrada Real, Roberto Fagundes, secretário adjunto de Estado do Turismo, e Paolo Bongini, responsável pela Cooperação Internacional de Turismo da Região Toscana.