Giacomo Regaldo, da Teksid, recebe título de cidadão honorário de Belo Horizonte

Cerimônia no dia 7 de novembro, na Câmara Municipal, homenageia presidente da fundição do Grupo Fiat

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

uBELO HORIZONTE – MG – O presidente da Teksid do Brasil, Giacomo Regaldo, recebe no próximo dia 7 de novembro o título de cidadão honorário de Belo Horizonte, concedido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, por iniciativa do vereador Elias Murad. Italiano da região do Piemonte, Regaldo é formado em ciências políticas pela Universitá degli Studi di Torino.

No Grupo Fiat desde junho de 1962, ocupou vários cargos nas empresas do grupo até que, em 1977, assumiu a gerência de suprimentos da Teksid do Brasil, empresa de fundição de ferro gusa da Fiat com sede em Betim, a maior empresa do segmento em Minas Gerais e a segunda maior do País.

Depois de sucessivas promoções, Regaldo assumiu, em 1991, o cargo mais alto na empresa. E desde 2001 acumula, também, a responsabilidade pelas operações da empresa na América Latina.

Sob seu comando, a Teksid cresceu. Somente entre 2003 e 2004 foram 62% e ela deve evoluir mais 16% este ano, atingindo uma produção anual de 250 mil toneladas de peças fundidas para as principais empresas da indústria automotiva do Brasil e do mundo.

Empresário em sintonia com os avanços na área de gestão, criou em 1995 o programa “Encontro com o Superintendente”, que é um canal de comunicação aberta e transparente com os funcionários. Realizado mensalmente, ele conta com a presença de toda a diretoria da empresa para ouvir e responder na hora às perguntas e sugestões dos colaboradores, que hoje chegam a 3.400.

Por sua profunda ligação com Minas e com os mineiros, criou e administra um projeto de apoio às famílias carentes do Vale do Jequitinhonha que já arrecadou e distribuiu mais de 390 toneladas de alimentos, víveres e remédios para as famílias carentes. Realizado por profissionais voluntários da Teksid, o programa também leva orientação médica e de saúde para as famílias. Este ano, serão beneficiados os moradores de Ponto dos Volantes, município que tem o segundo mais baixo índice de desenvolvimento humano da região.

Regaldo, que em 2003 foi escolhido como o Industrial do Ano do Setor da Fundição Brasileira, também preside a Câmara de Comércio Brasil Itália de Minas Gerais, entidade promotora de negócios entre os dois países através de serviços e oportunidades, como participação em feiras, encontros e eventos organizados ou apoiados pela câmara.