u ROMA – IT – Menos de três horas após ter desembarcado em Roma quinta-feira (28.06.2007), o governador licenciado Luiz Henrique ministrou palestra e manteve encontro de negócios com cerca de 100 empresários italianos. Em seguida, Luiz Henrique foi a Lazio, sede da região de Roma, acompanhado do secretário especial de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz, onde reuniu-se com o governador Piero Marazzo. À noite, recebeu a visita do ministro da Agricultura da Itália, Paolo de Castro e presidiu a entrega da medalha Anita Garibaldi.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Em seu discurso no encontro de negócios, realizado no salão Palestrina, na Embaixada do Brasil, o governador licenciado falou das oportunidades de investimentos em Santa Catarina, do potencial turístico e dirigiu-se em especial aos industriais e importadores de carne suína e bovina, visando a colocação da produção catarinense. Luiz Henrique destacou a qualidade das carnes suínas e bovinas, a certificação internacional recentemente recebida pela carne suína catarinense, a seriedade nos negócios e a boa infra-estrutura de comunicação e transporte, que favorecem a exportação. A palestra de Luiz Henrique foi ilustrada com dois vídeos, sobre o turismo e sobre oportunidades de negócios no Estado.

Segundo o senador italiano Edoardo Polastri, presente ao evento, o Brasil é hoje um dos principais focos para negócios tanto na Itália como na Europa e Santa Catarina se insere com destaque neste contexto. Para o diretor da Associação Italiana de Carne (Assocarni), François Domei, igualmente presente, embora a política de importação de carne italiana siga as normas gerais da União Européia e as regras de mercado, são muito boas as qualificações catarinenses neste setor. Esta opinião foi reforçada no começo da noite pelo ministro da Agricultura da Itália, Paolo de Castro, que em visita de cortesia ao governador anunciou o interesse italiano na importação de carne catarinense, afirmando que após o verão europeu irá propor à União Européia a abertura de uma quota para importação de carne de Santa Catarina.

À noite, na embaixada do Brasil, o governador entregou a medalha Anita Garibaldi, por ações relevantes em favor do Estado, a Romano Marabelli (professor e expert em questões sanitárias, coordenador do Departamento de Saúde Pública Veterinária, de Nutrição e Segurança Alimentar da Itália e representante permanente do país junto à Comunidade Européia para questões sanitárias) e a Enzo Caporale (professor, pesquisador, consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), da União Européia e da Organização Mundial da Saúde). Os dois homenageados deram contribuições fundamentais para o reconhecimento do status de área livre da aftosa sem vacinação, conquistado por Santa Catarina. Ainda na ocasião, Luiz Henrique entabulou conversações com o embaixador brasileiro, Adhemar Gabriel Bahadian, para a realização de uma semana de Santa Catarina na Itália.

Seguindo a programação, ainda em Roma, na sexta-feira (29), Luiz Henrique reúniu–se com o governador da Calábria, Agazio Loiero, e seguiu via rodoviária para Ravello, onde participou da abertura de um dos mais importantes festivais culturais da Europa, na condição de palestrante convidado