u FLORIANÓPOLIS – SC – O governador Luiz Henrique recebeu nesta quarta-feira (07.10.2007) o empresário Giani Mancassola, presidente do grupo italiano Athena, que planeja fazer novos investimentos no Brasil no próximo ano.
O grupo atua no segmento de peças para motocicletas e pretende ampliar seus investimentos no Brasil, onde produz juntas e vedações para motores de motos, além de outros componentes para a indústria motociclística.
Fundado há 35 anos por Mancassola no Norte da Itália, o grupo controla três companhias, Athena Sud, Blue Tech e Vedamotors. O empresário planeja construir sua segunda unidade no município de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, onde há dez anos produz peças para motores de motocicletas.
Durante a audiência, Luiz Henrique fez um relato aos empresários sobre o desempenho da economia catarinense, além das características étnicas da população, com elevado número de descendentes de imigrantes italianos. O governador destacou que os incentivos previstos na legislação seriam colocados à disposição dos empreendedores e informou que a atração de investidores tem dado resultado no Estado não apenas em função da política fiscal, mas do conjunto de condições oferecidas em Santa Catarina, como a diversificação da economia e a qualidade de mão-de-obra.Fornecedor dos maiores fabricantes mundiais do ramo de motocicletas, o Grupo Athena quer transformar sua nova unidade em Santa Catarina numa linha de fabricação de cilindros para motores de alta performance, utilizando elevados índices de inovação tecnológica com vistas a atender o segmento de motos de alto desempenho.
O diretor geral da Vedamotors no Brasil, José Maurício Felippe, informou que o investimento será de três milhões e meio de Euros, equivalentes a cerca de R$ 11 milhões.O governador Luiz Henrique destacou aos diretores da empresa que o investimento será muito bem-vindo e deverá trazer benefícios para a economia do municípios e do Estado.
Além dos empresários, participaram da audiência o prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus, o deputado estadual Rogério Peninha Mendonça, o secretário especial der Assuntos Estratégicos, Alexandre Fernandes; o diretor-geral da Secretaria da Fazenda, Pedro Mendes, e o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lauro Andrade.