u CURITIBA – PR – O presidente do Conselho de Ministros do governo italiano, Silvio Berlusconi, deverá chegar ao Brasil na terça-feira (dia 9), segundo informação da agência Ansa. “A viagem de Silvio Berlusconi foi confirmada ontem no site do Ministério das Relações Exteriores”, cita a agência, em despacho datado do dia 5. No calendário de eventos oficiais de março está prevista a visita oficial de Berlusconi
A notícia da agência italiana informa, em matéria procedente de Londres, que a visita de Berlusconi pode incluir a realização de acordos bilaterais de até 10 bilhões de euros (cerca de R$ 24 bilhões). A notícia remete a informação ao empresário italiano Pier Francesco Guarguaglini, que integra a delegação de executivos que acompanhará o premier ao Brasil e preside a Finmeccanica, associação de empresas italianas do setor de segurança, defesa e aviação.
   
Ainda segundo a agência, de acordo com ele, as encomendas a companhias italianas não se concentrariam apenas na Finmeccanica, mas também na Fincantieri – que reúne indústrias do setor naval – e em outras empresas.
   
“É sem dúvida um mercado novo para nós, mesmo se no passado já recebemos vários pedidos”, afirmou o empresário.
   “A missão com o premier Berlusconi deve levar a parcerias no setor naval, porque o Brasil precisa de fragatas, navios para patrulhar as costas e os poços de petróleo; precisa de sistemas contra infiltração, um controle das fronteiras terrestres, campos nos quais temos produtos válidos e tecnologicamente avançados”, acrescentou Guarguaglini.
   Para ele, o Brasil também precisa de “satélites e alta velocidade ferroviária entre Rio de Janeiro e São Paulo”. “É um mercado consistente”, lembrou o presidente da Finmeccanica.
 
As últimas notícias que circularam na Itália sobre a visita que deveria ter começado já neste domingo, dão conta de que Berlusconi poderia cancelar a viagem. No site do Ministério das Relações Exteriores da Itália, a última notícia postada que envolve o Brasil é de 11 de novembro de 2008, quando se encontraram o Ministro Frattini com o Ministro Celso Amorim. No site do Ministério das Relações Exteriores do governo brasileiro foram abertas dia 3 as inscrições para o credenciamento de  jornalistas interessados na cobertura do encontro. Naquele dia, entretanto, o jornal La Repubblica informava que “com grande probabilidade será cancelada a visita no Brasil do premier Silvio Berlusconi”. A viagem poderá ser realizada, diz o jornal italiano, depois das eleições regionais de 28 e 29 de março.

PATROCINANDO SUA LEITURA