”Gritou em defesa de Merlo, não da ‘Casa d’Italia’ de Juiz de Fora”, responde Lorenzato. E volta ao ataque: Para a Argentina, 500 mil euros por ano; para o Brasil, despejo

“Mister Rick foi pequeno, não me conhece! Não sabe de minha vida pessoal, de minha saúde e de minha família; e simplesmente gritou em defesa do Merlo, e não da Casa d’Italia de Juiz de Fora”. Assim termina a réplica do deputado Luis Roberto Lorenzato ao pronunciamento de Ricky Filosa, coordenador do Maie – ‘Movimento Associativo Italiani all’Estero’ para a Europa e porta-voz do subsecretário para os italianos no mundo da Farnesina, o senador Ricadro Merlo.

Filosa criticou Lorenzato, entre outras coisas, porque o parlamentar não teria sequer manifestado preocupação com o estado de saúde do senador Merlo, acometido de Covid19: Ele “chuta um homem que já está no chão e que está lutando para se reerguer”, escreveu Filosa. “Com toda dignidade – informa Lorenzato em sua nota, anexando imagem correspondente – , enviei mensagem pelo WhatsApp para o senador Merlo na sexta feira, dia 2 de outubro, perguntando ao amigo como ele estava. E, como sempre, me respondeu de forma cordial mandando abraços!”

PATROCINANDO SUA LEITURA

Lorenzato volta à carga para repetir que, embora Merlo tenha boa vontade, “quem manda lá [na Farnesina] é o PD” e, por isso, se não conseguir impedir o leilão da Casa d’Italia, Merlo “deve se demitir, sim, porque é um homem digno! Ninguém pode ficar a fazer o papel de otário!”, disse o parlamentar.

Print de tela enviado por Lorenzato para comprovar sua mensagem a Merlo.

Para Lorenzato, “o Merlo sabe da gravidade e da diferença que este governo comunista anarquista trata o Brasil. Por que o PD, ‘5 Stelle’ e o Maie de Merlo destinaram Euro 500.000 para outra importante propriedade do governo Italiano no Exterior – o importante Teatro Coliseo? Por que não fizeram o mesmo para a Casa d’Italia de Juiz de Fora? O que este governo fez? Ordem de despejo e leilão para vender um bem da coletividade! Tudo para Argentina, nada para o Brasil? É difícil defender isso! Impossível!”, diz o parlamentar em sua nota, acrescentando imagens de decisões oficiais neste sentido.

Lorenzato assegura que Filosa é “um assessor de imprensa que está por trás do site ‘italiachiamaitalia’ e que recebeu denúncia de possível conflito de interesse “de um jornalista, editor de um site político, que também é funcionário pessoal do subsecretário Merlo”. Para comprovar anexa link site do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional onde Riccardo Filosa aparece lotado na função de “segretario particolare” do subsecretário Ricardo Merlo, com um vencimento de 55.000 euros por ano, embora seja fundador e diretor do site ‘Italiachiamaitalia” desde 2006.

Documento que Lorenzato anexa: 500.000 euros por três anos, destinados ao Teatro Coliseo, em Buenos Aires.

Na réplica, Lorenzato diz que não quer “descer ao baixo nível”, mas pede que “ele, mister Rick, não seja hipócrita, e pesquise onde está o meu amigo ítalo argentino Mario Borghese, pois faz muito tempo que não o vejo no Parlamento.” Veja a íntegra da nota de Lorenzato:

“Para um assessor de imprensa, este senhor que está por trás do site “Italiachiamaitalia” que faz campanha política para o Maie, está mal informado, pois eu mantenho ótima relação institucional e de respeito pelo senador Merlo. Seu esperneio totalmente ciumento, talvez pelo excesso de admiração ao senador, passou dos limites e perdeu a classe. Primeiro, o senhor mister Rick (Riccardo?) mentiu e criou uma ‘fake news’ própria de “covardes”, pois eu, com toda dignidade, enviei mensagem pelo WhatsApp para o senador Merlo, sexta feira, dia 2 de outubro, perguntando ao amigo como ele estava. E, como sempre, me respondeu de forma cordial, mandando abraços.

Veja bem, eu disse que o senador Merlo tem boa vontade e que conheço a Farnesina, e que quem manda lá é o PD.

Portanto, o Merlo – advindo do primeiro governo ‘5 Stelle’ e Lega, optou em ficar e votar para o PD (esquerda) manter o governo – não conseguir ser informado antes de um ato tão grave, é humilhante e, ainda pior, se não conseguir impedir o leilão, ele deve se demitir, sim, porque é um homem digno! Ninguém pode ficar a fazer o papel de Otário!

Foi nesse sentido !

O Mister Rick deveria ficar nervoso e atacar a Farnesina e o PD.

O Merlo sabe da gravidade e da diferença com que este governo comunista anarquista trata o Brasil.

Porque o PD, ‘5 Stelle’ e Maie de Merlo destinaram Euro 500.000 por três anos, totalizando Euro 1.500.000,00, para outra importante propriedade do governo italiano no exterior – o importante Teatro Coliseo!

Porque não fez o mesmo para a Casa d’Italia de Juiz de Fora?

O que este governo fez? Ordem de despejo e leilão para vender um bem da coletividade ! Tudo para Argentina, nada para o Brasil? Difícil defender isso. Impossível!”

Segue para o nervoso e ciumento Mister Rick os ‘emendamentos’ dos recursos bem destinados a um imóvel do governo italiano em Buenos Aires, Argentina.

Com relação às minhas eventuais “ausências” no dia-a-dia do Câmera, venho esclarecer que não existem voos do Brasil para a Itália, pois não voam mais a Alitalia e nem a Latam. Por ignorância ou, claro, por maldade, finge não saber que é necessário, cada vez que se entra na Itália vindo do Brasil, fazer 14 dias de quarentena, e quando se entra no Brasil, a mesma situação, portanto uma semana de trabalho e um mês de quarentena? Para não descer ao baixo nível, peço que mister Rick não haja hipocritamente e pesquise onde está o meu amigo ítalo argentino Mario Borghese, pois faz muito tempo que não o vejo no Parlamento! Será que o Borghese está com dificuldades de voos entre Argentina e a blindada Itália? Onde o deputado argentino do Maie Mario Borghese esteve esse tempo todo, mister Rick?

Eu não o conheço e sei que é a eminência parda do “Italiachiamaitalia” e não lhe darei plataforma ou mais publicidade para sua pessoa!

Se o Merlo conseguir evitar o leilão dessa casa, será pela minha intervenção e apoio; entretanto, se ele for traído pelo PD e ‘5 Stelle’, devera renunciar ao cargo de ‘Sottosegretario agli Esteri’ e voltar para a bancada do Senado, onde é, sim, mais importante, e me ajudar a defender nossos italianos na América do Sul.

Nesse terrível período de Covid, onde a Itália foi a grande primeira vítima e, infelizmente, os primeiros casos chegaram no Brasil justamente da nossa amada Itália, o mundo ocidental parou, países até hoje estão com fronteiras fechadas!
Mas, mesmo assim, eu consegui enviar para a Itália, no momento mais difícil, dois aviões com 2,5 milhões de máscaras para nosso povo na Itália! O que o senhor mister ofendido fez pela Itália?

Não é verdade que estou num sofá na minha casa no Brasil. Hoje, mister Rick, não existem mais fronteiras físicas, apenas a intelectual.

Mister Rick foi pequeno, não me conhece! Não sabe de minha vida pessoal, saúde minha e de minha família e, simplesmente, gritou em defesa do Merlo e não da Casa d’Italia de Juiz de Fora!
Como diz o Salvini, eu respondo para você com um sorriso”