u BELO HORIZONTE – MG – A Fiat SpA, holding mundial do Grupo Fiat, proprietária das empresas Fiat Auto, Iveco, CNH, entre outras, lançou mundialmente hoje uma nova marca, simultaneamente à divulgação dos resultados financeiros do terceiro trimestre de 2005, que apontam para a recuperação econômica do grupo.

PATROCINANDO SUA LEITURA

É um quadrado no qual estão inseridas, sobre um fundo cinza prateado, as palavras em azul FIAT GROUP, separadas por um traço vermelho. Com visual marcante, o novo logotipo representa a Fiat de hoje: uma empresa concentrada nas atividades automotivas, que há mais de cem anos representam sua verdadeira vocação. O Grupo tornou-se mais compacto e racionalizado na estrutura, mais rápido e eficiente nas decisões, mais pronto na resposta às exigências do mercado.

A Fiat, o maior grupo industrial italiano, é hoje uma empresa que promove uma profunda mudança cultural e de mentalidade em seu pessoal e que, no seu relançamento, aposta em uma contínua e veloz renovação dos produtos e na pesquisa tecnológica.

Um novo logo, portanto, que representa simbolicamente essa nova identidade: com o quadrado que sugere os conceitos de racionalidade e solidez, com a cor cinza prateada que remete à tecnologia, com o azul que remete – ainda que numa nuance diferente – a cor da antiga marca.

Em relação ao passado, acrescenta-se a palavra GROUP, que em suas dimensões tem o mesmo peso e importância da palavra FIAT. Juntos, os dois termos identificam um grande grupo industrial de peso internacional.

O elemento central do logo, um breve traço caligráfico na cor vermelha, tem dupla função: por um lado chama a atenção sobre a marca e por outro transmite o conceito de que o espaço fechado do quadrado está aberto ao mundo exterior e pronto para manter com ele um diálogo contínuo, direto e transparente.

A nova marca foi realizada pela agência “Robilant Associati”, da Itália, e substitui o logotipo que há quase quarenta anos representava a Fiat SpA: os losangos azuis inclinados, estilização das quatro letras do nome Fiat.

No Brasil, a Fiat SpA é representada pela Fiat do Brasil SA, com sede em Nova Lima (MG).