u DIADEMA – SP – No início deste mês ocorreu o ato de entrega, pelas mãos de Ângela Papaiz, do protocolo de intenção da doação de um terreno de 5.214 metros quadrados, ao governo do Estado de São Paulo, no ato representado pelo vice-governador Cláudio Lembo, com o objetivo de construção de uma Escola Técnica Estadual e de uma unidade da Faculdade de Tecnologia – FATEC em Diadema; antigo sonho de Sr.Luigi Papaiz falecido em 2003.
O ato de doação ocorreu durante solenidade de fundação da representação no Brasil da Confederazione degli Imprenditori Italiani nel Mondo – CIIM, organização que congrega empresários de origem italiana em todo o mundo. A mesa diretora da solenidade foi composta pelo Sr. Mirko Tremaglia (Ministro para os italianos do Mundo), Michele Valensise (Embaixador da Itália no Brasil), Prof. Dr. Cláudio Lembo (vice-governador de SP), José de Filippi Junior (Prefeito de Diadema), Sandra Papaiz (Secretária de Desenvolvimento Econômico e Planejamento Urbano do município de Diadema e vice-presidente e representante para o Brasil da CIIM) e Edoardo Pollastri (Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Indústria e Comércio).
A Papaiz, por ser uma empresa com raízes ítalo-brasileiras, ao longo dos anos tem se destacado pela valorização de iniciativas que retratam a cultura da Itália. Em 1986 patrocinou um livro sobre a vida e a obra do escultor italiano Galileo Emendabili. No projeto cultura “Itália Viva” trouxe a exposição “Rasna Etruscos Hoje” que apresentava objetos originais do século V a.C. com reinterpretarão de designer contemporâneos. A Papaiz deu ainda apoio à exposição fotográfica “Civilização Friuliana, Ontem e Hoje” ocorrida no Centro Cultural São Paulo e a exposição fotográfica “Artistas italianos nas praças de São Paulo” realizada pelo Consulado Geral da Itália. Em 1990, por ocasião da Copa Mundial de Futebol, lançou o Guia Papaiz-Itália que retratou aspectos da cultura italiana e suas principais cidades.
Outros destaques dessa trajetória foram a Mostra 50 anos de Moda Italiana; Arte Italiana do Entre Guerras; o Livro – Os Italianos no Brasil, uma homenagem prestada aos imigrantes que participaram da construção da sociedade brasileira, nos últimos 130 anos.
Em 2003 patrocinou, em parceria com outras empresas, o III Festival de Cinema Italiano, com a retrospectiva de Roberto Rossellini – entre o Cinema e a Tv & Novo Cinema Italiano e trouxe ao Brasil o internacionalmente conhecido violonista Uto Ughi, que fez apresentações em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Ainda em 2003, promoveu a “Novecento Sudamericano”, mostra de pintores italianos, argentinos, brasileiros e uruguaios, com descendência italiana que, dentre outros, contou com obras de Cândido Portinari, Francisco Rebolo, Alfredo Volpi, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral; ao lado de De Chirico, Carrà, Sironi, Funi, Del Bon e Bacci, pintores italianos do mesmo período. Em junho deste mesmo ano promoveu encontro de jornalistas italianos e brasileiros.
O Sr. Luigi Papaiz, fundador da Empresa, apoiou a concretização do Istituto Eugênio Montale, única escola brasileira com currículo em italiano.
Na área institucional a Papaiz desenvolveu calendários artísticos e culturais retratando a história e obras diversas como “Portas da Memória”, “Arquitetos Italianos em São Paulo” e em 1991 retratou a “Igreja Nossa Senhora da Paz”.