Guabiruba-SC se prepara para a sua X Festa Italiana. Comida, só pagando antecipadamente

346

A 10ª Festa Italiana de Guabiruba, microrregião do Vale Itajaí Mirim, no chamado Vale Europeu de Santa Catarina, vai acontecer no próximo dia 21 a partir das dez horas com uma missa celebrada em italiano no Oratório de Santo Antônio, localidade de Lageado Alto. Como ocorreu nos três últimos anos, se estenderá até a noite.

Do programa constam, segundo o secretário geral do evento Amilton Stedile, apresentações culturais, festa temática, cantina italiana, show “Pisa da Uva” e música a cargo da banda de Deco Dalponte. Haverá almoço e jantar típico sob exclusiva venda antecipada de bilhetes. “Lembramos – diz Stedile – que o almoço ou jantar típico, deverá ser comprado antecipadamente através do site pois temos um limite máximo de refeições que comporta a festa! Porém, a gastronomia é variada e temos outras alimentações que podem ser adquiridas no dia do evento”.

PATROCINANDO A SUA LEITURA

Guabiruba é uma localidade que faz fronteira com Blumenau, Gaspar, Botuverá e Brusque, a cuja história a cidade está intimamente ligada. Tem pouco mais que 20 mil habitantes, tendo sido colonizada inicialmente por imigrantes alemães, a partir de 1860. Mais tarde chegaram também imigrantes italianos. Atualmente, através de um acordo com o governo alemão, a cidade envia todos os anos jovens selecionados para aquele país europeu e também recebe jovens alemães dentro de um intercâmbio que vem desde 2014 com o objetivo reforçar os laços culturais entre Brasil e Alemanha.

A Festa Italiana de Guabiruba é a principal manifestação da componente italiana daquela sociedade que, como outras na região, é fruto da integração multiétnica ocorrida no Brasil. No site da Prefeitura Municipal comandada ora por prefeitos com nome alemão, ora com nome italiano, consta o seguinte apelo: “Venha experimentar a Festa Italiana mais cultural do Vale Europeu! A Festa Italiana nasceu no coração dos descendentes italianos que moram em Guabiruba e região. Quando estes tiveram a ideia de fazer a festa, tinham em mente um único objetivo: angariar fundo para construção e manutenção do Memorial Sacristão Francesco Celva, localizado no bairro Lageado Alto. Com o passar dos anos e com a excelente aceitação da festa, o objetivo principal se tornou reavivar a cultura italiana em Guabiruba e região. No evento, os festeiros têm a chance de relembrar costumes dos nossos antepassados italianos, degustar boas bebidas, deliciar-se com a comida típica, e conhecer um pouco mais da história dos seus avós através das atrações culturais. Em suas seis primeiras edições, a festa se chamava “Notte Della Cultura Italiana”. Porém, em 2017, com o aumento de festeiros e extensão da programação para o dia inteiro, passou a se chamar Festa Italiana de Guabiruba. O evento acontece no Salão e Oratório de Santo Antônio, no bairro Lageado Alto – Guabiruba/SC a 14km do centro da cidade”.