Os Bertoli se encontram pela terceira vez

O encontro, realizado dia 27/08 na casa de festas do Graciosa Country Clube de Curitiba-PR,  reuniu descendentes de Luiz João Baptista Bertoli e Margarida Lenzi, vindos  de diversas partes do Brasil, numa vigorosa amostra dos mais de 500 integrantes já catalogados por Carla Cintia Back – a genealogista da família.

Luiz era  filho do imigrante Luigi Bertoli (natural de Vila Agnedo, Trento, Itália), nasceu já no Brasil (seu batismo aconteceu em Blumenau-SC no início de 1879) e de seus dois casamentos derivou uma grande prole que destacou-se em quase todos os ramos da atividade social,  econômica, política e religiosa – primeiro no Vale do Itajaí, depois, em todo o Estado.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Diversos municípios do Alto Vale do Itajaí foram colonizados, fundados e organizados pelos Bertoli, cujo expoente que mais se destacou na política foi Moacir Bertoli: filho do também político João Bertoli, foi conselheiro e ex-presidente por duas vezes do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, hoje aposentado depois de ter sido duas vezes prefeito de Taió, duas vezes deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa, além de governador temporário do Estado. Ele, que juntamente com os familiares aguarda ainda  o reconhecimento de sua cidadania italiana (prestou juramento no evento realizado no Shopping Estação de Curitiba, no distante 2005), é um dos incentivadores dos encontros da família.

O ponto alto do encontro realizado em Curitiba, que teve início com orações e bênção administradas por religiosos da própria família, ocorreu logo após o almoço, com a revelação de uma quase completa árvore genealógica que deverá constar dos anais do III Encontro (de cada um deles a família publica um opúsculo). Os integrantes de cada núcleo familiar presente – conforme quis a comissão organizadora coordenada por Rômulo   –  teveram oportunidade de se apresentar aos demais, fazendo remissão também aos ausentes e informando  local de residência, atividades e até mesmo condições de saúde. Integrantes da família residem hoje em diversos Estados brasileiros, mas também no Exterior (Estados Unidos, Europa, Canadá e até na Austrália).

Todos foram convocados por Carla para  colaborar com informações para completar a árvore genealógica (disponível no site internet MyHeritage) através do e-mail <descendentesbertoli@gmail.com>.Segundo ela, são nove os núcleos familiares primários: Luiz Bertoli e Wildy Monguilhot Bertoli (com 119 descendentes); Leandro Bertoli e Iphilomena (110 pessoas); Leandro Bertoli e Ignes (21 pessoas); Leandro Bertoli e Maria Parisi (8 pessoas); Matilde Bertoli e Batista Fontanive (40 pessoas); João Bertoli e Augusta Dalfovo (60 pessoas); Veneranda Bertoli e Herminio Girardi (72 pessoas); Cecília Bertoli Viviani e Alberto Viviani (76 pessoas); e José Luiz Bertoli e Amélia Trentini (39 pessoas). O próximo encontro, ano que vem, também no mês de agosto, já está marcado para aconter em Balneário Camboriú.