CURITIBA – PR – Com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica e a população em geral para a necessidade de preencher a lacuna existente no campo da pesquisa sobre o tema da imigração italiana no Estado de Minas Gerais que, depois de São Paulo e Rio Grande do Sul, é o Estado brasileiro que recebeu o maior número de imigrantes italianos a partir da segunda metade do século 19, acontece em Belo Horizonte a semana que vem (26/10 a 1º/11) o V Seminário sobre a Imigração Italiana em Minas Gerais – Brasil.
O evento é uma promoção da Associação “Ponte entre Culturas”, em conjunto com a Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de Verona, Comites, Acibra – Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais e o Patronato Incra-CGIL, com o apoio da Embaixada da Itália no Brasil.
Os temas privilegiados do seminário serão a história e a memória cultural de Belo Horizonte e a contribuição dos migrantes italianos que participaram na sua construção e desenvolvimento em todos os setores (arquitetura, artes figurativas, cinema, instrução, comércio, indústria, sindicalismo,esporte etc). Segundo divulgam os organizadores, a cidade de Belo Horizonte, fundada em 1897,  apresentava, no início de do século 20,  um  percentual em torno de 10% de italianos em sua população. Hoje o percentual de ítalo-descendentes e italianos situa-se na casa dos 30% do total da população. O encontro tratará, ainda, das relações bilatarais Brasil-Itália, numa palestra do deputado Fabio Porta, eleito pela Circunscrição Exterior. Uma mostra fotográfica denominada “Os Italianos na Indústria de Minas Gerais de 1896 a 1976” e uma mostra de filmes do diretor italiano Igino Bonfilioli, rodados na década de 1930 em Belo Horizonte também fazem parte do evento, durante o qual acontecerá ainda um ciclo de conferências  a cargo de estudiosos italianos e brasileiros, entre eles Angelo Trento, Emilio Franzina, Luigi Biondi e Lorenzo Prencipe. Todas as atividades e as palestras acontecem na Escola de Arquitetura da UFMG, Rua Paraíba, 697 Bairro Funcionários – Belo Horizonte.

PATROCINANDO SUA LEITURA