u FLORIANOPOLIS – SC – Cerca de uma centena de jornalistas italianos que atuam em diferentes partes do mundo escolheram Santa Catarina como sede para realização do seu 2º Congresso Ítalo-Brasileiro de Imprensa, de 3 a 5 de dezembro, em Florianópolis. Coordenado pela Associação Catarinense de Imprensa, Associação de Imprensa Italiana no Brasil e Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, o evento  será aberto em sessão solene da Assembléia Legislativa às 20 horas da próxima segunda-feira,  com presença do governador Luiz Henrique da Silveira e de diversas autoridades de Santa Catarina, do governo brasileiro e da Itália.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Nos dias 4 e 5 os jornalistas prosseguem seu evento no Hotel Majestic. Findo o congresso, vários deles vão fazer um tour por diferentes regiões do Estado, não só para conhecê-lo, mas também visando produzir material jornalístico. O interesse crescente da mídia italiana deve-se ao fato da metade da população de Santa Catarina descender de italianos e haver um intercâmbio muito ativo. Ale disso desperta atenção o projeto do governo do Estado que visa atrair europeus (especialmente alemães e italianos) interessados em morar e investir no Estado.

No programa do 2º Encontro Ítalo-Brasileiro de Imprensa constam estudos, debates e palestras sobre a organização profissional dos jornalistas na Itália e no Brasil (a Itália, inclusive, tem sua Ordem dos Jornalistas, que regula e fiscaliza o exercício profissional),  a liberdade de imprensa na Europa e na América e a troca de informações para aproximar os jornalistas brasileiros dos italianos. Integra ainda a programação sessão onde será discutida  a imagem de Santa Catarina e do Brasil na Itália, uma apresentação do que Santa Catarina tem de atrativos turísticos que possa interessar os turistas italianos e que ações podem ser possíveis para intensificar as relações, em diferentes áreas, entre o Estado e a Itália. Há uma proposta, inclusive, de se montar um projeto entre instituições e órgãos da categoria dos jornalistas catarinenses e brasileiros para formar operadores da comunicação sensíveis às realidades dos dois países.

O evento tem apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Santur, Assembléia Legislativa, Embaixada da Itália no Brasil e Consulado Geral da Itália para Santa Catarina e Paraná, Comitê para os Italianos no Exterior, Federação Nacional dos Jornalistas, Associação dos Correspondentes Estrangeiros no Brasil, Ordem dos Jornalistas da Itália, Associação dos Diários do Interior de SC  (ADI), Associação dos Diários e Jornais de SC (Adjori), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de SC, Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de SC (Sindijor), Sindicato das Agências de Propaganda de SC (Sapesc), Associação Catarinense de Propaganda (ACP), Associação Brasileira de Agencias de Propaganda (Abap-SC), Fundação de Turismo do Vale do Contestado, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-SC), Associação Catarinense  das Emissoras de Radio e Televisão (Acaert) e Revista Insieme.