Iniciativa da Fundação Torino ganha Prêmio Microsoft

Projeto Rádio História, desenvolvido na Fundação Torino, transforma alunos do Ensino Fundamental II em locutores, que narram acontecimentos históricos como se fossem notícias atuais. Iniciativa foi contemplada com o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores.

PATROCINANDO SUA LEITURA

BELO HORIZONTE – MG – Diante das infinitas possibilidades que as novas tecnologias proporcionam, a Fundação Torino, Escola Internacional de cultura italiana, sediada em Belo Horizonte, uma das empresas do Grupo Fiat, realiza, desde agosto de 2009, o Projeto Rádio História. Desenvolvida com os alunos da Scuola Media (Ensino Fundamental II), a iniciativa consiste no abastecimento de uma rádio online, na qual os estudantes narram, como se estivessem ocorrendo naquele momento, fatos que marcaram a história da humanidade, tais como a entrada em vigor do Ato Institucional nº 5, o suicídio de Getúlio Vargas, dentre outros. Após gravados, os podcasts são postados no blog e divulgados através de Redes Sociais.

O idealizador do projeto, professor Marcus Vinícius Leite, diretor da instituição, conta que a ideia de criar a rádio virtual partiu após a descoberta do podcast e que a iniciativa, em um primeiro momento, buscava ampliar o interesse dos estudantes na disciplina de História e outras disciplinas relacionadas ao trabalho, além de utilizar recursos das TIC´s como ferramentas didáticas (podcast, movie maker, blog, redes sociais e internet).

“O projeto permite também o aprofundamento do processo de pesquisa em diversas fontes; a compreensão da História como extensão da vida cotidiana, transformando o aluno em protagonista dos eventos dramatizados e a utilização de uma nova ferramenta avaliativa, contemplando habilidades variadas dos estudantes. A Rádio História ainda tem a vantagem de falar a língua do aluno, trabalhando com ferramentas como blogs e redes sociais e melhorar a interação entre os estudantes com a produção em grupos”, garante o diretor.

Segundo ele, o trabalho é realizado em conjunto com os alunos, que se envolvem em praticamente todo o processo, fazendo pesquisas, produzindo os textos dramatizados, gravando o podcast e editando as imagens com a utilização do Movie Maker. Ao diretor, cabe a edição de áudio, a postagem no blog e a divulgação nas redes sociais, como Twitter e Face Book.

Quem se mostra muito animada com a iniciativa é a aluna Chiara Gomes Costanzi, de 16 anos. A jovem, que atualmente cursa o 2º Liceo (Ensino Médio) participou do primeiro ano do projeto. Ela conta que a notícia que mais gostou de transmitir foi a Queda do Muro de Berlim, pois na época, tinha um aluno alemão em sua sala, o que deixou o trabalho muito mais interessante. “O trabalho é muito bom, produzimos uma matéria como se estivéssemos em uma rádio de verdade, com âncoras, repórteres e personagens, sem contar que a atividade nos ajuda a fixar, com muito mais facilidade o conteúdo, já que, além de realizarmos uma pesquisa profunda sobre o assunto, produzimos os textos e encenamos as entrevistas”, garante aluna que, no dia da gravação, interpretou uma comentarista política.

INICIATIVA RENDE PRÊMIO – E o projeto já vem ganhando notoriedade no cenário educacional brasileiro. Na última semana, a Fundação Torino, foi a grande vencedora da 6ª edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, conquistando o primeiro lugar na categoria Escola Particular. Feliz com o resultado, Marcus Vinícius encara o prêmio como o reconhecimento de um bom trabalho realizado e estimulando educadores e estudantes. “Acrescenta positivamente na carreira de um profissional, reconhece o bom trabalho desenvolvido no projeto educacional da Fundação Torino e serve de estímulo para os estudantes e profissionais se dedicarem em novas empreitadas”, afirma.