Projeto Rádio História, desenvolvido na Fundação Torino, transforma alunos do Ensino Fundamental II em locutores, que narram acontecimentos históricos como se fossem notícias atuais. Iniciativa foi contemplada com o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores.

PATROCINANDO SUA LEITURA

BELO HORIZONTE – MG – Diante das infinitas possibilidades que as novas tecnologias proporcionam, a Fundação Torino, Escola Internacional de cultura italiana, sediada em Belo Horizonte, uma das empresas do Grupo Fiat, realiza, desde agosto de 2009, o Projeto Rádio História. Desenvolvida com os alunos da Scuola Media (Ensino Fundamental II), a iniciativa consiste no abastecimento de uma rádio online, na qual os estudantes narram, como se estivessem ocorrendo naquele momento, fatos que marcaram a história da humanidade, tais como a entrada em vigor do Ato Institucional nº 5, o suicídio de Getúlio Vargas, dentre outros. Após gravados, os podcasts são postados no blog e divulgados através de Redes Sociais.

O idealizador do projeto, professor Marcus Vinícius Leite, diretor da instituição, conta que a ideia de criar a rádio virtual partiu após a descoberta do podcast e que a iniciativa, em um primeiro momento, buscava ampliar o interesse dos estudantes na disciplina de História e outras disciplinas relacionadas ao trabalho, além de utilizar recursos das TIC´s como ferramentas didáticas (podcast, movie maker, blog, redes sociais e internet).

“O projeto permite também o aprofundamento do processo de pesquisa em diversas fontes; a compreensão da História como extensão da vida cotidiana, transformando o aluno em protagonista dos eventos dramatizados e a utilização de uma nova ferramenta avaliativa, contemplando habilidades variadas dos estudantes. A Rádio História ainda tem a vantagem de falar a língua do aluno, trabalhando com ferramentas como blogs e redes sociais e melhorar a interação entre os estudantes com a produção em grupos”, garante o diretor.

Segundo ele, o trabalho é realizado em conjunto com os alunos, que se envolvem em praticamente todo o processo, fazendo pesquisas, produzindo os textos dramatizados, gravando o podcast e editando as imagens com a utilização do Movie Maker. Ao diretor, cabe a edição de áudio, a postagem no blog e a divulgação nas redes sociais, como Twitter e Face Book.

Quem se mostra muito animada com a iniciativa é a aluna Chiara Gomes Costanzi, de 16 anos. A jovem, que atualmente cursa o 2º Liceo (Ensino Médio) participou do primeiro ano do projeto. Ela conta que a notícia que mais gostou de transmitir foi a Queda do Muro de Berlim, pois na época, tinha um aluno alemão em sua sala, o que deixou o trabalho muito mais interessante. “O trabalho é muito bom, produzimos uma matéria como se estivéssemos em uma rádio de verdade, com âncoras, repórteres e personagens, sem contar que a atividade nos ajuda a fixar, com muito mais facilidade o conteúdo, já que, além de realizarmos uma pesquisa profunda sobre o assunto, produzimos os textos e encenamos as entrevistas”, garante aluna que, no dia da gravação, interpretou uma comentarista política.

INICIATIVA RENDE PRÊMIO – E o projeto já vem ganhando notoriedade no cenário educacional brasileiro. Na última semana, a Fundação Torino, foi a grande vencedora da 6ª edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, conquistando o primeiro lugar na categoria Escola Particular. Feliz com o resultado, Marcus Vinícius encara o prêmio como o reconhecimento de um bom trabalho realizado e estimulando educadores e estudantes. “Acrescenta positivamente na carreira de um profissional, reconhece o bom trabalho desenvolvido no projeto educacional da Fundação Torino e serve de estímulo para os estudantes e profissionais se dedicarem em novas empreitadas”, afirma.