A ainda nova sede do Consulado Geral da Itália em Curitiba que passa por inspeção ministerial quatro meses após ser inaugurada (Foto Desiderio Peron / Insieme)

Três funcionários da Farnesina (Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional do Governo italiano) chegaram na noite de hoje (01/02) em Curitiba, para um serviço de inspeção sobre as atividades do Consulado Geral da Itália em Curitiba. Eles vieram procedentes de Porto Alegre, onde realizaram idêntico serviço e, na noite desta quinta-feira, terão contato com representantes da comunidade italiana dos Estados do Paraná e Santa Catarina.

Segundo o cônsul geral Salvatore di Venezia, trata-se de inspeção de rotina e, concluídos os trabalhos em Curitiba, os inspetores ministeriais retornarão diretamente a Roma. O encontro com representantes da comunidade italiana, previamente convidados, acontecerá na Sociedade Giuseppe Garibaldi, das 19 às 21 horas, e tem por finalidade “demonstrar o entrosamento do Consulado com a comunidade”, segundo Di Venezia.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Essas inspeções são periódicas e, ainda segundo Di Venezia, a última vez que Curitiba passou por inspeção semelhante foi no ano de 2015. Será, também, a primeira inspeção na  sede consular própria, transferida do edifício Itália para um prédio situado à Rua Vicente Machado 2100, há menos de quatro meses. A inauguração ocorreu no final de setembro do ano passado e a mudança ocorreu na primeira quinzena de outubro.

Na oportunidade, estiveram presentes, além do Embaixador Francesco Azzarello, o diretor geral para os italianos no mundo da Farnesina, Luigi Maria Vignali.