Projeto contribui para o desenvolvimento profissional de jovens carentes assistidos pela Fiat Automóveis em Betim

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u BELO HORIZONTE – MG – Muitas são as dificuldades encontradas pelos jovens para conseguirem ingressar no mercado de trabalho. Para melhorar essa situação foram inaugurados, na tarde do dia 5 de junho de 2006, na Universidade Corporativa do Grupo Fiat – Isvor Fiat, dois cursos de qualificação para os participantes do programa Árvore da Vida, da Fiat Automóveis: Qualificação Profissional para Auxiliares Técnicos em Áudio e Vídeo e Qualificação Técnica para Eletromecânica Automotiva.

Com essa atitude pretende-se melhorar a qualidade de vida dos jovens participantes do programa, formando profissionais com excelência para atuarem de forma crítica, consciente, participativa e responsável.

Para o diretor de Comunicação Corporativa da Fiat, Marco Antônio Lage, a proposta é oferecer aos jovens da comunidade do entorno da fábrica a formação de mão-de-obra qualificada dentro do perfil profissional da montadora para que os jovens possam trabalhar na rede de concessionárias Fiat ou na própria fábrica da Fiat, no futuro. “Além de desenvolver profissionalmente esses jovens, levando-os tecnologia de ponta e constante atualização, os cursos vão contribuir para o aumento de mão-de-obra qualificada que poderá ser absorvida pelas concessionárias Fiat”, explica Marco Antônio Lage.

 

Eletromecânica Automotiva

 

O curso de qualificação técnica para eletromecânica automotiva tem o objetivo de transformar jovens em cidadãos participativos e capacitados para ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida, contribuindo para afastar esses adolescentes das ruas, da violência e da criminalidade.

Foram selecionados para esse curso, que terá a duração de nove meses, 30 jovens. Durante os sete primeiros meses, eles terão aulas teóricas e práticas na Isvor, universidade corporativa do Grupo Fiat, e, nos últimos dois meses, farão estágio em uma das concessionárias da Rede Fiat na grande BH.

Na 1ª fase do curso, todos os alunos têm aulas de língua portuguesa, matemática, informática, comportamento e atitude, organização geral do automóvel, consulta e atualização da literatura técnica, e inspeção do automóvel. Na 2ª fase, serão trabalhadas habilidades específicas como a manutenção avançada do automóvel, com o objetivo de aprender a diagnosticar anomalias no veículo. Já na última fase, será realizado um estágio nas concessionárias da Rede Fiat da grande BH com uma carga horária de 240 horas.

O curso será realizado até janeiro de 2007, de segunda a sexta, de 7h30 às 17h30. A certificação será fornecida pela Isvor Fiat e pela AVSI – Associação de Voluntários para o Serviço Internacional, ONG gestora do programa Árvore da Vida, aos alunos que cumprirem uma carga horária mínima de 80% e forem aprovados nos testes teóricos e práticos. Os jovens aprovados poderão ser absorvidos pelas concessionárias Fiat Automax, Roma, Scuderia, Sinal, Strada e Tecar.

Paulo Eloísio Santos, 20 anos, ex-oficineiro do programa Fica Vivo, em Betim, é um dos participantes do curso de eletromecânica. Como já trabalhou com o setor de auto-peças e gostou muito, agora quer aprender a técnica e ter acesso a toda tecnologia de ponta. “Na vida sempre temos sonhos e minha vontade agora é batalhar durante o curso e conseguir um emprego na área”.

 

Auxiliares Técnicos em Áudio e Vídeo

            Visando formar profissionais com excelência para atuarem na indústria de áudio e vídeo no cargo de auxiliares técnicos, o curso vai formar 25 jovens para integrarem a equipe de futuros trabalhadores. O curso terá duração de 69 dias úteis, de segunda a sexta, de 13 às 17 horas, no Centro de Treinamento Fiat – Isvor.

            Para iniciar as atividades, os alunos terão aulas de formação humana que serão divididas em: relações interpessoais, trabalho em time, criatividade e atendimento a clientes. O módulo II ficará responsável pela formação em eletromecânica e informática. Já o módulo III irá focar a formação técnica e específica com instalações multimídia.

A realização do curso de Auxiliar Técnico de Áudio e Vídeo terá o acompanhamento pedagógico do programa Árvore da Vida, com avaliações do curso, dos professores e dos parceiros envolvidos. Será realizado também um acompanhamento dos jovens durante os seis primeiros meses de trabalho efetivo, na empresa contratante, para garantir satisfação de todas as partes.

A InfoComm, entidade internacional que capacita instrutores e certifica profissionais para atuarem na indústria de comunicação de áudio e vídeo, cedeu o material didático que eles próprios utilizam no Curso AV Essentials, um preparatório para profissionais e empresas que buscam o Certificado CTS (Certified Technology Specialist).  Serão certificados os alunos que cumprirem uma carga horária mínima de 80% e forem aprovados nos testes teóricos e práticos.

Vanildo Pedro da Silva, 26 anos, ficou muito surpreso com a notícia de que tinha sido selecionado para o curso de áudio e vídeo e vê a atividade como uma oportunidade de trabalhar em uma nova área e desenvolver novas habilidades. “Vou tentar absorver ao máximo o curso, estou achando empolgante poder participar”, explica. 

 

Saiba um pouco mais

Os dois cursos selecionaram jovens preferencialmente do sexo masculino, com idade entre 18 e 24 anos, que estejam cursando ou concluído ensino médio. Além disso, os participantes são moradores do bairro Jardim Terezópolis, Vila Bemge ou Vila Recreio, em Betim (MG).

O processo de seleção começou com a mobilização do público com o objetivo de fazer com que a proposta de qualificação profissional circulasse na comunidade e atingisse as pessoas às quais a ação se destina. Primeiramente foram identificados os jovens com perfil solicitado e inscritos no banco de dados que estivessem desempregados ou realizando algum trabalho informal. Após essa etapa, foi feita a divulgação para os familiares dos jovens cadastrados e para as entidades que atuam na comunidade. A outra etapa do processo de seleção incluiu as provas de português e matemática, onde foram aprovados 60% dos jovens que obtiveram os melhores resultados. Depois, testes psico-atitudinais e entrevista técnica.

“Espero que a gente consiga começar a plantar essas sementinhas, dar cidadania, trocar o nosso conhecimento para formar gente para o futuro e que ainda possa ser aproveitada como mão-de-obra”, comenta o gerente da Regional Fiat em Belo Horizonte, Eduardo Monteiro.

Os cursos de Tecnologia Digital e Eletromecânica Automotiva têm a realização da Fiat Automóveis e AVSI e o apoio da On Projeções, Isvor, Rede de Concessionárias Fiat da grande BH e FL Brasil.