u SÃO PAULO-SP – Promovido pela ISA Distrito 4, entidade que reúne 2.600 profissionais da área de automação e instrumentação de toda a América do Sul, o Brazil Automation – Isa Show 2008 – XII Congresso Internacional e Exposição Sul-Americana de Automação, Sistemas e Instrumentação  se constitui no maior evento da área do setor latino-americano e, pela crescente importância da região no cenário internacional, tem se consolidado como um dos mais concorridos do mundo. Na edição deste ano – a se realizar de 17 a 19 de novembro, em São Paulo, no Expo Center Norte –  a denominação “Brazil Automation” foi incorporada à tradicional “ISA Show”, para caracterizar sua realização numa região que mais se fortalece técnica e mercadologicamente em termos mundiais.

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

Conforme José Otávio Mattiazzo, diretor de Eventos da ISA Distrito 4 e futuro presidente da entidade, “além de apresentar as novas tendências tecnológicas e os mais importantes lançamentos internacionais do setor, o evento proporcionará capacitação técnica e uma ampla integração entre usuários, fabricantes, pesquisadores, universitários, estudantes, prestadores de serviços e demais profissionais do setor”. Na exposição de Instrumentação, Sistemas e Automação, os fabricantes, distribuidores e prestadores de serviços encontram uma oportunidade de apresentar seus produtos e serviços a um público extremamente qualificado e com alto poder de decisão. Na edição de 2007, o evento foi prestigiado por cerca de 13 mil pessoas. “Neste ano, a expectativa é receber cerca de 15 mil visitantes, do Brasil e do Exterior”, reforça Mattiazzo.

 

De maneira geral, todos os segmentos de mercado estarão representados no “Brazil Automation”, com destaque para a indústria de processos, manufatura, automação predial, energia, óleo e gás, papel e celulose, saneamento, meio ambiente, sistemas embarcados, tecnologia da informação, gestão empresarial, pesquisa, ensino e tecnologia. Serão cerca de 20 mil metros quadrados de área reservada a expositores do Brasil e de mais de uma dezena do Exterior.

 

Já o ciclo de palestras que serão ministradas nos auditórios localizados no espaço de integração entre os pavilhões da Exposição, terá este ano como tema central o papel da Automação em harmonizar o aumento da produção e produtividade industrial, agropecuária e energética com a preservação ambiental. Paralelamente, os cursos específicos programados para o Brazil Automation abordarão assuntos atuais e relacionados à rotina dos profissionais da área. Dessa maneira, todos os visitantes do evento terão a possibilidade de acessar um conhecimento teórico, técnico e prático bastante valioso para seu aprimoramento profissional e pessoal.

 

 

Indústria de automação projeta crescimento de 30% para 2008

 

Impulsionadas pelos substanciais e constantes investimentos em diversos segmentos ligados à infra-estrutura do País – somente a Petrobras programa investir cerca de R$ 100 bilhões nos próximos anos –, as indústrias de automação prevêem uma expansão da ordem de 30% neste ano em volume de encomendas. Se confirmado, tal crescimento elevará o faturamento bruto do setor para R$ 3,7 bilhões ao final de 2008.

 

E as perspectivas para os próximos anos também são bastante otimistas, segundo análise da direção da ISA Distrito 4 América do Sul, associação que reúne os profissionais que atuam nas áreas de Automação e de instrumentação. Para o principal dirigente da entidade, Marcus Coester, que nesta terça-feira (22/07) fez um balanço semestral do setor para a imprensa, como os recursos investidos em infra-estrutura são de maturação prolongada, a decisão de investir hoje se reflete em encomendas efetivas para o segmento nos próximos dois ou três anos, o que assegura bom desempenho por um período razoavelmente duradouro.

 

Além dos investimentos nos setores de petróleo e gás, siderurgia e papel e celulose, outro sinal de que o segmento de automação pode alcançar elevados patamares de expansão é o forte aquecimento registrado na contratação de pessoal para a área nos últimos tempos. Na avaliação da direção da ISA isso também reflete uma maior maturidade experimentada nos últimos anos pelo segmento no Brasil.

 

A percepção das lideranças do setor de Automação é de que o Brasil ingressou definitivamente no rol dos países que estão sintonizados com o que há de mais avançado em termos tecnológicos da área. Contribui para isso, o fato de o setor ter experimentado um patamar de crescimento superior ao registrado pela indústria de Automação no mundo. Projeções de consultorias internacionais apontam uma taxa de expansão da ordem de 6,4% ao ano nos próximos cinco anos, enquanto o Brasil cresceu 11% em 2007.