u A Iveco reinaugurou recentemente sua planta industrial em La Victoria, Venezuela. A montadora anunciou a expansão de 30% da produção local, que reflete também no aumento da mão-de-obra em cerca de 30% sobre os trezentos empregados atuais da planta. 

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Foram investidos US$ 5 milhões na modernização da fábrica que confere atualmente uma capacidade de produção de 5.100 unidades anuais. De acordo com Roberto Colladon, diretor superintendente da Iveco Venezuela, “as intervenções foram feitas no sentido de dar maior racionalidade à linha de produção daquele País para atendimento da crescente demanda”.  O investimento também foi utilizado na compra de ferramental para a montagem dos veículos, principalmente para o ingresso do Stralis, o extra-pesado da marca, que começará a ser produzido ainda este ano em La Victoria.


A fábrica da Venezuela importa CKD’S de veículos comerciais leves do Brasil e de caminhões médios e pesados da Argentina além de veículos CBU da Argentina. Segundo o executivo a fábrica da Venezuela ainda não exporta, mas há planos de exportação para os mercados do Pacto Andino, América Central e Caribe.  

A planta de La Victoria conta com área total de 38 mil metros quadrados, dos quais 14.323 m2 construídos e 23.677 m2 de área descoberta. Lá são produzidos os veículos Daily, EuroCargo, EuroTech, e em breve também chassis para ônibus.
A Iveco Venezuela conta com uma rede de dez concessionárias, treze oficinas autorizadas, cinco distribuidores de peças de reposição e seis pontos de apoio, dando ampla cobertura a todo o território nacional.

 




O MERCADO LATINO-AMERICANOEm 2005, a Iveco registrou seu melhor ano no mercado latino-americano (exceto México), com a venda no varejo de 11.946 unidades, 23,1% a mais que em 2004, e mais que o dobro do volume registrado em 2003 (5.402 unidades). Foi a região onde a Iveco mundial registrou sua maior expansão. Com esse resultado, a América do Sul, Central e do Caribe foi responsável por cerca de 7% das vendas mundiais de caminhões da marca no ano passado.

 

As vendas globais da Iveco alcançaram 172.500 unidades em 2005, 6,3% mais que em 2004. O faturamento global da empresa subiu 4,9% para 9,5 bilhões de euros. O crescimento de 2005 no mercado latino-americano foi reflexo, especialmente, da forte demanda observada em 2005 nos mercados da Argentina e da Venezuela, países que experimentaram um período de grande expansão econômica e que já vinham de um grande desenvolvimento desde 2004.

 

Ano passado, na Argentina, as vendas da Iveco subiram 64,8% e atingiram 3.424 unidades, aumentando 1.346 unidades, elevando a participação de mercado da empresa naquele mercado de 11% em 2004 para 13,8%.

 

 

Na Venezuela, as vendas da Iveco cresceram 80% em 2005. De acordo com Roberto Colladon, o ano passado foi histórico para o segmento de veículos comerciais naquele país, com venda de 23.929 unidades, das quais 3.446 Iveco. Desses, 2.180 foram produzidos na própria Venezuela. A cifra total representa participação de 14,4% naquele mercado, terceiro lugar nas vendas de veículos diesel.


Para 2006, não há expectativa de grandes mudanças no mercado venezuelano e a previsão é que o mercado mantenha o mesmo nível de vendas de 2005, com vendas de aproximadamente 23.200 caminhões. As vendas da Iveco deverão estar em torno de 3.600 caminhões. Colladon explica que o cenário esperado para 2006, não está fora de questão mesmo diante de um comércio cujos registros históricos apontam vendas médias de nove/dez mil caminhões/ano: “A retomada da economia local, com crescimento do PIB de 9,4%, permitiu esse salto na comercialização de caminhões em 2005. Esperamos que este volume se repita ainda neste ano iniciando uma fase de estabilização”.


Das 11.946 unidades comercializadas pela Iveco em 2005 na América do Sul, Central e no Caribe, 10.173 (ou 85,2%) foram vendidas aos mercados do Brasil, Argentina e Venezuela. Levando em consideração apenas os mercados destes três países, o market share combinado da Iveco em 2005 foi de 8%, contra 6,4% em 2004.

 

Nos demais mercados da América do Sul, Central e Caribe, a Iveco vendeu 920 unidades no ano passado, resultado praticamente em linha ante o ano de 2004 (909 unidades).          Medidas administrativas levadas a cabo durante o ano permitiram à Iveco fechar 2005 com uma forte redução de estoques de cerca de 26%, para 1.002 unidades em 31 de dezembro de 2005.

           

A empresa opera na região por meio de três fábricas, instaladas no Brasil (Sete Lagoas – MG), Argentina (Córdoba) e Venezuela (La Victoria).

 

Iveco

A Iveco é uma empresa global que oferece uma gama completa de veículos e motores e que se dedica ao mundo do transporte e à satisfação de seus clientes, por meio da tecnologia de vanguarda e da excelência na qualidade de seus produtos e serviços. A estratégia da Iveco é promover o crescimento concentrando-se nas necessidades dos clientes e dos mercados, reforçando o conteúdo tecnológico e a competitividade de seus produtos. A segurança do transporte, a inovação tecnológica, o respeito ao meio ambiente e a produtividade nas estradas, são elementos-chave desta estratégia. Uma das maiores empresas do mundo em seu setor, a Iveco vende mais de 160.000 veículos comerciais e mais de 430.000 motores diesel em todo o mundo, com uma receita anual acima dos 9 bilhões de euros. A empresa possui 49 fábricas em 19 países, 15 centros de pesquisa e desenvolvimento, 31 mil empregados e 844 concessionários em todo o mundo.