Montadora expõe comercial leve que roda com 5% de biodiesel e fala de suas ações sócio-ambientais

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u A Iveco está presente no 5º Senatrans – Seminário Nacional de Transportes das Utilities – que acontece < ?xml:namespace prefix = st1 />em São Paulo, na sala de convenções do Hotel Borbon Ibirapuera. O evento teve início ontem (14) às 08h e se encerra hoje às 18h30.

 

O encontro tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências entre companhias públicas e privadas, na busca de soluções aos problemas de transporte das empresas, ligados às áreas de operação, manutenção, planejamento e controle da frota de veículos. Esse ano o Seminário tem como tema principal: “O Transporte e a Responsabilidade Sócio-ambiental”.    

 

A Iveco apresentou ontem aos participantes do evento algumas ações da empresa voltadas à preservação do meio ambiente. A palestra foi proferida pelo engenheiro de vendas da empresa Paulo Adamo.  Entre os tópicos apresentados, o Programa Próximo Passo, lançado em junho de 2007, que engloba diversas iniciativas de curto e longo prazo, ligadas à preservação do meio-ambiente dentro do Estado de Minas Gerais, além de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da marca e ações sócio-ambientais para comunidades mineiras.

 

O executivo também falou sobre a “Ilha Ecológica” da Iveco, inaugurada em 2000, juntamente com a planta industrial de Sete Lagoas, MG. Hoje a ilha já recicla 90% das quase 500 toneladas de resíduos sólidos (madeira, plástico, papel, papelão, metal e alumínio) gerados mensalmente pela fábrica. O caminhão leve Iveco Daily, por exemplo, é 92% reciclável. 10% da água utilizada nos processos industriais é reciclada e utilizada na irrigação dos jardins da fábrica mineira. Os 90% restantes são tratados e devolvidos à natureza com níveis de pureza muito acima do exigido pela legislação ambiental. Há ainda um sofisticado sistema de controle físico-químico de emissões de gases e resíduos sólidos do setor de pintura, como pós-combustores.

 

A empresa, além disso, investe pesado no desenvolvimento de tecnologia para a utilização de combustíveis alternativos em várias frentes. É a líder, na Europa, na utilização de motores a gás para veículos comerciais, utilizados, especialmente, em ônibus urbanos e em caminhões de coleta de lixo. Desde 1995, a Iveco já comercializou 8.900 ônibus e caminhões a gás, além de vender 2.300 motores deste tipo para outros fabricantes de veículos no mundo. “Todas essas ações mostram o compromisso da montadora com a tecnologia e o meio ambiente”, resumiu Paulo Adamo. 

 

Na área destinada a exposição, a Iveco demonstrou em seu estande o caminhão Iveco Daily 55C16 equipado com motor FIC de 155 cv, que já sai de fábrica com selo B5, indicando que o modelo pode rodar utilizando, no tanque de combustível, uma mistura de até 5% de biodiesel.

 

Participam do evento empresas de transportes urbanos e rodoviários, de passageiros e de cargas, consultoras, prestadoras de serviços públicos: saneamento, energia elétrica, telecomunicações, correios, distribuidoras de gás, limpeza urbana, iluminação; entidades de ciências e pesquisas e, condutores em geral. 

 

 

Iveco

A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros etc. A Iveco emprega mais de 24.533 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, além de cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. A empresa atua com cerca de 4.600 concessionários e pontos de serviço em mais de 100 países da Europa, América Latina, Ásia, África e Oceania, garantindo suporte técnico ao cliente onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.