u A Iveco é a mais nova patrocinadora Oficial Global da FIR  – Federação Italiana de Rugby e do time Nacional Italiano de Rugby – juntamente com o Grupo Fiat, pelos próximos dois anos. O acordo de patrocínio reafirma a estratégia do Grupo Fiat de associar-se aos principais nomes do esporte internacional, promovendo oportunidades de reforçar a identidade de sua marca ao redor do mundo.  Respeitando a vocação e características de cada marca individualmente, o Grupo Fiat optou pela  Iveco para comunicar atividades e promoções associadas à iniciativa.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O pontapé inicial da parceria foi dado no último dia dez de fevereiro, em Roma, durante o Campeonato das Seis Nações, no jogo entre Itália e Inglaterra.

 

Baseado no acordo, o Grupo Fiat irá garantir os direitos de uso da imagem do time, vender a propaganda e exibir seu logotipo em cenários e painéis publicitários durante os jogos disputados na Itália. Em troca, o Grupo irá fornecer à Federação Italiana de Rugby – com suporte técnico ao Itália Europcar, primeiro veículo alugado da companhia – uma frota de carros Alfa Romeo e veículos Iveco, que a esquadra Azzurra irá usar enquanto viaja pelos jogos oficiais, amistosos e treinos.

 

A bola da Federação terá o logo da Iveco nos dois lados e será usada em jogos de teste que serão disputados em novembro de 2008, entre os times nacionais da Austrália, Argentina e Ilhas do Pacífico, além de jogos de teste que serão disputados em novembro de 2009, entre All Blacks, África do Sul e Japão. Parte do acordo prevê  que o logo da Iveco seja exibido nos uniformes dos árbitros italianos em todos os jogos internacionais disputados em solo italiano, em qualquer nível.  Ao mesmo tempo, a bola da Iveco será usada na série A do Campeonato, em atividades dos times nacionais juvenis, e em atividades e torneios organizados pela FIR, em nível regional.

 

Em virtude do acordo de patrocínio, a Iveco está desenvolvendo publicidade para ser exibida no website da Fiat e na sua rede de concessionárias.

 

 A Iveco e o RugbyO acordo assinado com a Federação Italiana de Rugby é o passo mais recente de uma campanha que começou em janeiro de 2007 com a Iveco como patrocinadora do All Blacks, o time nacional de Rubgy da Nova Zelândia, cujos princípios são compatíveis com os da montadora. O Rugby representa o último capítulo de uma longa história de parcerias de esporte estabelecida pela Iveco, que sempre acreditou que um alto nível de patrocínio significa reforço da identidade internacional. Dessa vez, entretanto, a companhia estava determinada a selecionar um parceiro que tivesse grande afinidade com o mundo Iveco.

 

“Ao patrocinar o time nacional da Itália de Rugby, a Iveco continua fazendo incursões dentro do universo do esporte. Esse time tem os mesmos valores da Iveco: desempenho, determinação, confiabilidade e espírito de equipe”, disse Stefano Sterpone, vice-presidente de vendas & marketing da Iveco no mundo. “Nosso investimento no Rugby se mostrou um sucesso, motivo que nos fez ir adiante e dar um passo a mais incluindo o Rugby italiano em nossas campanhas”.  

 

Trata-se de um esporte de alto nível que, desde a Copa do Mundo de 2007, sediada na França, registra um boom do esporte na Itália, confirmado pela audiência doméstica no Campeonato das Seis Nações. O jogo entre Irlanda e Itália foi assistido por cerca de 1.400.000 espectadores na Itália, registrando uma média de audiência na TV de 11% com picos de 14%. Isto representa um aumento notável em comparação ao primeiro jogo do Torneio das Seis Nações realizado em 2007, entre Itália e França, cuja média de audiência chegou a 6,8% e atraiu 890.000 espectadores.

 

Rádio Iveco Rugby – Paralelamente ao  patrocínio da Federação Italiana de Rugby e ao time da União Nacional Italiana de Rugby, a Iveco está lançando também a Radio Iveco Rugby, primeira estação de rádio da web dedicada ao esporte. A nova estação de radio irá difundir continuamente programas de música,  intercalados com reportagens sobre Rugby e informações sobre a Iveco, seus produtos e iniciativas.

Com a rádio web, a Iveco está construindo uma verdadeira comunidade de fãs do Rugby e potenciais clientes. A emissora irá alavancar excelente visibilidade ao website da Iveco, que teve mais de dois milhões de visitas em 2007 e cerca de 30 mil visitas por dia, figurando como um dos mais visitados do setor automotivo na Europa.

“A popularidade da web rádio irá crescer rapidamente”, disse Alessandro Cicchetti, Diretor de gerência de mercado. “Na Europa, 30 milhões de pessoas acompanham programação de rádios da web, predominantemente grupos de pessoas entre os 18 e 44 anos. Além disso, 20% dos usuários de internet ouvem música online –  via áudio streaming. Com a nova Rádio Iveco Rugby o objetivo é explorar de forma rápida  novas mídias”.