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u Quatro novas versões de caminhões extra-pesados da família Stralis começam a ser comercializadas pela rede de concessionárias Iveco a partir deste mês. Os veículos, equipados com os modernos motores Cursor 13, reconhecidos pela alta performance aliada ao baixo consumo, são agora oferecidos nas versões 6×2 motorizados com 380 e 420 cavalos de potência, 6×4 com 420 cavalos de potência e a versão 4×2 com 420 cavalos de potência.

 

Estratégia de lançamentos contínuos tem como objetivo 10% de market share no mercado brasileiro, de acordo com Marcelo Bracco, diretor comercial da Iveco para América do Sul e Central, esses lançamentos visam incrementar ainda mais a participação da montadora no mercado latino-americano. “Com essas novas versões do Stralis temos agora como competir em segmentos onde não tínhamos produtos”. A ampliação da linha de pesados no Brasil acontece em um momento em que o modelo Stralis tem alcançado ampla aceitação dos transportadores em todo o País.

 

Os extra-pesados Stralis vêm chamando a atenção do mercado por sua alta performance,  com média de consumo de combustível comprovadamente abaixo da concorrência. Com a nacionalização, em novembro do ano passado, as vendas do modelo cresceram substancialmente nos últimos meses.  A partir dos lançamentos das novas versões, Marcelo Bracco acredita no aumento de participação de mercado para a marca no segmento de 45 até 57 toneladas. Segundo o executivo o lançamento dos novos produtos faz parte de um programa contínuo de renovação e ampliação da linha de produtos Iveco no Brasil.

 

Ainda para este ano estão previstos novos produtos nos segmentos de leves e médios. “Nossa meta é ofertarmos ao mercado latino-americano a mais completa gama de veículos comerciais e o objetivo no Brasil é deter 10% de market share.

 

 Para Bracco, a idéia de ampliar o leque de produtos no segmento de extra-pesados no Brasil é seguir a lógica de sucesso e consagração do modelo Stralis na Europa. Desde que foi lançado, em janeiro de 2002, o caminhão já alcançou a venda de 68.500 unidades em todo o mundo, sendo utilizado por frotistas dos mais diversos segmentos naquele continente. Apenas um ano após seu lançamento recebeu o prêmio de Truck of the Year 2003, conferido todos os anos por um júri internacional composto por jornalistas especializados de 19 países que se propõe a premiar o caminhão de maior qualidade e que oferece os maiores índices de produtividade no transporte.

TOTALMENTE NACIONAL

A família Stralis está sendo integralmente produzida na fábrica de Sete Lagoas, com cabines provenientes da unidade Argentina e chassi fornecido pelo mercado interno. Os motores Iveco Cursor 13, de 12.880 cm3 de cilindrada total e disponíveis hoje no mercado brasileiro com 380 cv e 420 cv, são produzidos desde novembro do ano passado no Brasil. Por conta disso , o índice de nacionalização da família Stralis é de 75%, o que assegura o financiamento através do Finame para toda a linha. 

A fábrica da Iveco Fiat, onde também são produzidos os modelos Iveco EuroCargo, Iveco Daily e Fiat Ducato, faz parte de um base produtiva de três plantas que permitem à Iveco cobrir todas as necessidades da marca na América Latina e Central. As outras duas fábricas são a de Córdoba, na Argentina, atualmente responsável pela exportação dos pesados e La Victória, na Venezuela, onde são montados produtos em CKD para o mercado local, hoje o terceiro maior da região.

  NOVOS MODELOS PARA O MERCADO                   

Os novos modelos Stralis apresentam novas opções de tração e motorização. O design interno e externo se mantém inalterados em relação ao modelo já comercializado no País.

Terceiro eixo original de fábrica e novas opções de motorização são as novidades das versões HD570S38T e HD570S42T, disponíveis com 380 cv e 420 cv, respectivamente. Os caminhões são ideais para composições do tipo bi-trem com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 57 toneladas, um segmento em ascensão, estimulado pela demanda dos setores químico, petroquímico, siderúrgico, alimentício e  agroindustrial.

 

Para atingir outro nicho importante entre os pesados, a Iveco lança também o Stralis HD740S42TZ 6×4, de 420 cv de potência. Este extra-pesado  é ideal para aplicação em composições do tipo rodotrem com PBTC de 74 toneladas em aplicações eminentemente rodoviárias, assim como bi-trem com PBTC de 57 toneladas e semi-reboques de três eixos convencionais. Ele pode ser utilizado com vantagens competitivas para o transporte de cargas em geral e também para os setores siderúrgico, químico,  petroquímico, agrícola, alimentício, agroindustrial e de cargas especiais,  entre outros.

 

A versão 4×2 HD450S42T, com 420 cavalos de potência é mais uma opção para o transportador. Com tara de 7.270 kg e CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 60 toneladas, o novo Stralis 4×2 atende com vantagem os PBTC’s máximos permitidos.

 

O modelo está disponível na versão caminhão trator 4×2, com cabine leito de teto alto e distância entre-eixos de 3.500 mm, o que possibilita tracionar  semi-reboques com 15,37 m para 30 pallets, sem ultrapassar o limite máximo de comprimento total permitido pela legislação brasileira que é de 18,15 m.

 CURSOR 13. UM DOS MOTORES MAIS AVANÇADOS DO MUNDO 

 

Os motores Cursor 13 que equipam a linha Stralis formam uma das famílias de motores diesel tecnologicamente mais avançadas do mundo. Com seis cilindros em linha, possui cilindrada total de 12.880 cm3. Na linha Stralis, os motores desenvolvem 380 cv e 420 cv de potência entre 1.500 e 1900 rpm e apresentam como característica principal um elevado torque constante de 184 e de 194 kgmf, respectivamente, em ampla faixa de rotações (de 1.100 a 1.500 rpm). A arquitetura do Cursor 13 incorpora modernas tecnologias como quatro válvulas por cilindro, sendo duas de admissão e duas de escape, comando de válvulas no cabeçote, unidades injetoras individuais  com bomba incorporada para cada cilindro e sistema de distribuição por engrenagens, posicionado na parte traseira do bloco.

 

O moderno propulsor distingue-se dos demais motores do mercado pelo elevado e constante   torque,  que associado aos adequados escalonamentos da caixa de marchas e relação de redução do diferencial, garantem menores trocas de marchas em subidas, com conseqüentemente redução no consumo de combustível.

 

 CAIXA DE MUDANÇAS COM SERVOSHIFT

A caixa de mudanças para toda a linha Stralis garante engates suaves e precisos e foi especialmente projetada para utilização em veículos pesados e extra-pesados. Trata-se da ZF 16 S 221, a mais moderna do mundo para utilização nesses tipos de veículos.

Com 16 marchas à frente, totalmente sincronizadas, a ZF 16S 221 possui carcaças em alumínio e planetário com dentes helicoidais. Seu principal diferencial é o “Servoshift”, inovador sistema auxiliar de engate, que permitirá à família Stralis mudanças de marchas comparáveis às de automóveis em suavidade e precisão.

Em comparação com as transmissões atualmente disponíveis no mercado, a ZF Ecosplit 16 S 221 apresenta capacidade de torque 50% superior, redução do nível de ruído em 40% e do peso em 20%, com esforço de engate extremamente menor, o que contribui para o aumento da produtividade do caminhão. 

TECNOLOGIA QUE FACILITA A CONDUÇÃO

Além da caixa de câmbio que confere precisão e suavidade ao dirigir e de toda a preocupação com a ergonomia, a família Stralis oferece ainda o comando de freio-motor de descompressão e o “cruise control”, itens que fazem a diferença e facilitam o dia a dia do motorista.

 

O comando freio-motor de descompressão possui três alternativas de acionamento por meio da tecla seletora no painel de instrumentos. O acionamento pode ocorrer de forma imediata, ao retirar-se o pé do acelerador, ao pisar-se no pedal do freio de serviço ou ao pressionar-se um pedal situado no assoalho da cabine.

 

O sistema “cruise control” pode ser acionado a partir de 30km/h. A tecnologia permite ao usuário manter um ritmo constante de viagem com maior segurança, economia de combustível e eficiência, sem a necessidade de utilizar o pedal do acelerador. 

 

FREIO-MOTOR DE DESCOMPRESSÃO

 

O Cursor 13 incorpora um exclusivo freio-motor de descompressão, o Iveco Turbo Brake que atinge uma potência de frenagem de 347 Cv. a 2.400 rpm.

O freio-motor atua no final da fase de compressão abrindo ligeiramente as válvulas de escape para liberar o ar acumulado nessa fase e dessa forma o efeito-mola, que tenderia a acelerar novamente o pistão, é eliminado. Com a atuação do freio-motor, o pistão passa então a ser freado tanto na fase de compressão como na de expansão, reduzindo assim a velocidade do veículo.

Durante a atuação do freio-motor a injeção de combustível é cortada automaticamente pela Unidade Central Eletrônica (ECU).

 GERENCIAMENTO INTEGRAL ELETRÔNICO

 

O Gerenciamento Integral Eletrônico formado pela unidade central eletrônica (ECU) e por um conjunto de sensores  instalados em pontos vitais do veículo,  administram de forma inteligente o grupo motopropulsor. Este sistema controla as principais funções do motor desde a dosagem da mistura ar/combustível, avanço de injeção, gestão de admissão do ar, rotação do motor, freio motor por descompressão até o piloto automático (Cruise Control). Além disso,  o sistema detecta possíveis falhas e interage no seu funcionamento para assegurar a integridade do motor.

 

UNIDADES INJETORAS INDIVIDUAIS

 

A tecnologia Cursor se destaca por utilizar unidades injetoras individuais com bomba incorporada, que permite alcançar uma pressão de injeção de 1.500 bar. Essa pressão é obtida através de um pistão incorporado na alma do injetor que é  acionado diretamente pelo eixo comando de válvulas. A dosagem de combustível e o avanço da injeção é totalmente controlado pela Unidade Central Eletrônica (ECU) que atua na abertura do injetor através de uma válvula solenóide.

 

 CABINA MODERNA PERMITE CONDUÇÃO CONFORTÁVEL E PRODUTIVA

 

As soluções tecnológicas e de design aplicadas a cabina do Stralis foram idealizadas para oferecer uma condução segura, confortável e que permita excelente produtividade.

 

A começar pelo design externo, que além de um apelo visual arrojado e moderno, foi concebido com objetivo de assegurar menor resistência aerodinâmica,  propiciando melhor rendimento com menor consumo de combustível.

 

Na parte frontal da cabina destacam-se os quatro faróis redondos principais, os dois faróis de neblina e os defletores laterais de ar que contribuem para melhor penetração aerodinâmica, direcionando o fluxo de ar para a parte baixa da cabina, protegendo de modo eficaz os espelhos retrovisores e as maçanetas das portas de toda a sujeira proveniente das rodas dianteiras.

 

Todas estas características, assim como outras  peças aerodinâmicas de união entre a cabine e a carroceria, foram desenvolvidas a partir de estudos em túneis de vento nos avançados centros de estudo da Iveco.  A grade com formas essenciais, além de aumentar o fluxo de ar para o radiador, confere estilo ao veículo e evidencia os logotipos  Iveco e Stralis.

 

O pára-choque está pintado na mesma cor que a cabina e possui defletores de ar incorporados nas regiões inferior e laterais. O  pára-choque  foi inteligentemente estudado, pois os defletores de ar, que são as partes mais sujeitas a choques, não são pintados e  estão subdivididos em três partes. Por isso, é possível substituir apenas os módulos individualmente em caso de danos.

 

O conjunto ótico está totalmente integrado ao    pára-choques. No centro, o módulo principal que abriga luzes de posição, faróis alto e baixo; acima, os indicadores de direção e de emergência; embaixo, os faróis de neblina e os faróis de longo alcance.

 

A cabina possui suspensão pneumática em 4 pontos com dois bolsões de ar na frente e dois atrás, amortecedores e barra estabilizadora transversal. Este exclusivo sistema foi projetado para reduzir as oscilações da cabina e proporcionar o máximo conforto e prazer na condução do caminhão.

 

UM INTERIOR CRIADO PARA FAVORECER O TRABALHO DO CONDUTOR

 

As cabinas dos caminhões Iveco são reconhecidas mundialmente por privilegiar o conforto interno aos seus ocupantes. Como trata-se de um espaço onde o condutor passa a maior parte de seu tempo, a principal preocupação foi com a ergonomia. Como um local de trabalho que requer o conforto para o descanso e a pernoite, houve a preocupação em oferecer o melhor tanto na hora da operação como na hora do repouso.

 

Cada pormenor de acabamento da cabina revela também o bom gosto do espaço interno com a exclusiva padronagem de tecido na cor vermelha,  utilizado para o revestimento dos bancos, das laterais de portas, da cama e das cortinas.

 

A  praticidade está em cada item. O volante de direção é ajustável na altura e inclinação e o exclusivo banco do motorista é dotado de suspensão pneumática com regulagens de altura e de inclinação, que possibilita aos vários tipos físicos de motoristas, encontrarem a melhor posição para dirigir. Além disso, o banco possui um dispositivo de esvaziamento rápido para que a descida do veículo seja mais facilitada.

 

Todos os comandos do quadro de instrumentos, subdivididos de forma coerente e ergonômica, estão à mão.

Os vidros das portas são acionados eletricamente e os espelhos retrovisores externos possuem desembaçador elétrico, exceto o espelho de aproximação lateral instalado na porta do acompanhante.

 

 EQUIPAMENTOS DE SÉRIE E OPCIONAIS

 

O Stralis HD vem equipado com os seguintes equipamentos de série:

Ø      Basculamento hidráulico da cabine, o que agiliza a manutenção do motor.

Ø      Dois tanques plásticos com capacidade de 285 litros cada um, que evitam a corrosão do combustível e assim preservam os filtros e os circuitos do combustível, ampliando a vida útil do motor. 

Ø      Cubos dos eixos dianteiros banhados a óleo, o que amplia a durabilidade dos rolamentos.

Ø      Suspensão dos eixos dianteiro e traseiro com mancais “silent block”,  isentos de lubrificação, o que reduz custos operacionais.

Ø      Bloqueio do diferencial, para ser aplicado em situações críticas que possam inviabilizar a operação ideal do caminhão, como por exemplo, em pequenos trajetos retos de terrenos com baixa aderência.  

OPCIONAIS

 

Ø      Opcionalmente pode ser equipado com suspensão pneumática no eixo traseiro para aplicações em transporte de cargas sensíveis ou com diferencial dotado de redução nos cubos das rodas,  para aplicações severas,  em operações onde o conjunto diferencial é extremamente solicitado,  como o transporte de máquinas pesadas em estradas de terra.