Programa confirma funções e integração dos sistemas

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u São José dos CamposA Embraer realiza atualmente os ensaios em solo do jato Phenom 100, da categoria very light, em preparação para o primeiro vôo da aeronave.

O programa avança firmemente, com as equipes de engenheiros confirmando as características de projeto da aeronave e testando as funcionalidades e integração dos sistemas.

“A campanha de testes do Phenom 100 já começou e caminha a passos largos”, afirmou Alexandre Figueiredo, Gerente da Embraer, Programas Phenom. “Os ensaios em solo preparam a aeronave para o primeiro vôo e fornecem resultados para o processo de certificação, que está previsto para ser concluído em meados de 2008.”

Os ensaios em solo ora em execução se inserem como parte do programa de qualidade que visa entregar aos clientes uma aeronave de excelente desempenho e alta disponibilidade. O primeiro teste realizado foi a partida dos motores instalados no Phenom 100, os quais já haviam sido intensamente testados pela Pratt & Whitney Canada em solo, nas suas instalações no Canadá, e em vôo, em uma aeronave própria de ensaios.

O ensaio de vibração em solo (Ground Test Vibration – GVT) está sendo realizado com o objetivo de validar o modelo aeroelástico da aeronave. Durante o teste, a aeronave é suspensa por meio de cabos elásticos, de modo a deixá-la “flutuando”, como se estivesse de fato em vôo.

A flexibilidade dos comandos de vôo será avaliada com vistas à validação do sistema primário de controle de vôo. Todo o circuito de cabos e suportes será testado com Partida de motores do Phenom 100 Ensaio de vibração em solo do Phenom 100 carregamento máximo nas superfícies dos ailerons, leme e profundor, sendo também verificado em condições de atrito e deflexão e sem travamento (jamming).

A maioria dos ensaios em solo tem por objetivo testar a funcionalidade e integração dos sistemas. Todos os sistemas são avaliados individualmente e em conjunto, de modo a confirmar as características operacionais da aeronave, desde as manobras em solo (táxi) ao primeiro vôo. Os motores são ligados para checar a geração e distribuição de energia elétrica para todos os outros sistemas. A bússola giromagnética e os sistemas de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) e de referências direcionais e de atitude (Attitude

and Heading Reference Systems – AHRS) serão verificados. Serão realizadas simulações de falhas dos sistemas de modo a garantir a segurança da aeronave durante o primeiro vôo. A aeronave será submetida a interferências eletromagnéticas para assegurar a operação precisa dos sistemas.

Por fim, a tripulação de ensaios realizará manobras em baixa e alta velocidades no solo (táxi), de modo a confirmar os comandos de direção em solo (steering) e os sistemas de freio normal e de emergência.

O primeiro vôo do Phenom 100 ocorrerá em breve, após a conclusão dos ensaios em solo.

Sobre os Jatos Phenom

Os jatos Phenom 100 e Phenom 300 são os melhores das suas classes. Conforto superior, desempenho excepcional e baixo custo de operação são requisitos imprescindíveis no projeto desses jatos. Ambas as aeronaves oferecerão aos pilotos e passageiros conforto e estilo sem paralelo em suas categorias. A sensação de ambiente agradável é ainda mais enfatizada pelas amplas janelas e comodidade proporcionada pela maior cabine em suas respectivas classes.

Outros itens a bordo incluem espaço para um armário ou copa, um lavabo privativo traseiro e comunicação via satélite.

A funcionalidade da cabine de pilotagem e as qualidades de vôo das duas novas aeronaves permitirão a operação por apenas um piloto. Desenvolvidos com a experiência em projeto e engenharia da Embraer, os jatos Phenom 100 e Phenom 300 serão construídos para alta utilização e disponibilidade. Para garantir segurança e confiabilidade adicionais, ambos os

jatos oferecerão um sistema brake-by-wire com a funcionalidade antiderrapante na

configuração padrão. Baseado nos sistemas aviônicos da Garmin, que são completamente integrados e totalmente digitais, a cabine de comando ProdigyTM oferece aos pilotos dos jatos Phenom mais

vantagens que qualquer outro conjunto de aviônicos no mercado atual. A cabine de pilotagem dispõe de três monitores intercambiáveis de 12 polegadas, sendo dois monitores primários de vôo (Primary Flight Displays – PFD) e um monitor de função múltipla (Multi-Function Display – MFD). O sistema integra todas as informações primárias de vôo, navegação, comunicação, topologia, tráfego, meteorologia, instrumentação dos motores e sistemas de alerta à tripulação, e apresenta a informação consolidada em três monitores coloridos de alto brilho e plenamente legíveis à luz do sol.

O Phenom 100 transportará confortavelmente quatro passageiros na configuração executiva típica (club seat configuration). O amplo compartimento de bagagem é suficientemente espaçoso para acomodar malas e equipamentos de golfe e esqui e possui capacidade total de 1,56 metro cúbico (55 pés cúbicos).

A aeronave será equipada com dois motores PW617F da Pratt & Whitney Canada, com 1.615 libras de empuxo cada. Seu alcance, com quatro ocupantes a bordo, será de 2.148 km (1.160 milhas náuticas), com reservas NBAA IFR, 35 minutos e alternativa de 100 milhas náuticas; ou 2.445 km (1.320 milhas náuticas) com reservas VFR, 45 minutos. O avião também é projetado para decolar em pistas curtas, atinge velocidade máxima de Mach 0,70 e é capaz de voar a 12.497 metros (41.000 pés) de altitude. Estas características permitirão aos clientes

voar sem escalas de São Paulo a Buenos Aires; de Recife a Brasília; de Buenos Aires ao Rio de Janeiro; de Caracas (Venezuela) a Manaus; e de Santiago (Chile) a La Paz (Bolívia) a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes, incluindo turboélices.

O Phenom 100 tem preço de US$ 2,98 milhões, para certificação pelo FAA, nas condições econômicas de janeiro de 2005, e deverá entrar em serviço em meados de 2008.

O jato Phenom 300 transportará até nove ocupantes. O amplo compartimento de bagagem de 2,15 metros cúbicos (76 pés cúbicos) acomodará malas e equipamentos de golfe e esqui.

A aeronave será equipada com dois motores PW535E da Pratt & Whitney Canada, com 3.200 libras de empuxo cada. Seu alcance, com seis ocupantes a bordo, será de 3.334 km (1.800 milhas náuticas), incluindo reservas NBAA IFR 35 minutos e alternativa de 100 milhas náuticas. O avião também é projetado para decolar em pistas curtas, atinge velocidade máxima de Mach 0,78 e é capaz de voar a 13.716 metros (45.000 pés) de altitude.

Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de São Paulo a Manaus ou Santiago (Chile); de Buenos Aires a Salvador ou La Paz (Bolívia); e de Caracas (Venezuela) a La Paz, Jacksonville (Estado da Flórida, nos Estados Unidos) ou ilhas Bermudas (no Caribe) a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes.

O Phenom 300 deverá entrar em serviço em meados de 2009 e tem preço de US$ 6,65 milhões, nas condições econômicas de janeiro de 2005 para certificação FAA.

Mais informações sobre os jatos executivos da Embraer estão disponíveis no website

www.EmbraerExecutiveJets.com.br.