Joinville começa nesta segunda serviço de coleta de dados biométricos para encaminhamento de passaportes italianos

486
O advogado João Joaquim Martinelli, agente consular dea Itália em Joinville. (Foto Desiderio Peron / Arquivo Revista Insieme)

Entra em atividade nesta segunda-feira, 11, o serviço de coleta de dados biométricos na agência consular italiana de Joinville para o encaminhamento de pedidos de passaportes italianos. O serviço atenderá toda a área norte catarinense. A informação é da Aise – ‘Agenzia Internazionale Stampa Estero’ e está contida também no site do consulado. Este é o terceiro serviço do gênero dentro da jurisdição consulado do Consulado Geral da Itália em Curitiba, depois de Florianópolis e Londrina.

O serviço será comandado pelo agente consular em Joinville, o advogado João Joaquim Martinelli cuja posse em substituição a Moacir Bogo, já em nova sede da agência, ocorreu em setembro último, durante ato que contou com a presença do embaixador Antonio Bernardini. Segundo informa agência Aise, ele abrangerá toda a área do Norte catarinense e da “Serra”, abrangendo ainda a região de Blumenau, Lages e Brusque.

Joinville tem o limite de 15 solicitações mensais que, segundo normas do consulado, serão destinadas “em ordem por exigências tais como: idade superior a 65 anos, motivo de saúde, cidadãos com um único passaporte e urgência e imprevistos de viagem”.

“Nos próximos dias, portanto, quem tiver necessidade de renovar o passaporte não deverá mais dirigir-se a Curitiba”,  diz a agência, acrescentando que “para marcar um agendamento os concidadãos deverão enviar um e-mail ao endereço agenciaconsular@martinelli.adv.br, anexando cópia digitalizada de um documento de identidade válido, a cópia de sua situação anagráfica atualizada baixada pelo aplicativo Fast.It no site do Consulado Geral e a eventual documentação dos motivos da viagem (para a qual se solicita o passaporte)”

A informação divulgada pela Aise consta do site do consulado desde o dia 5 último, sob o título “Novo aparelho para a obtenção das impressões biométricas na Agência consular em Joinville”. O texto, na íntegra e em português, é o seguinte: “Informa-se que a partir de 01 de setembro de 2018 estão ativos, junto ao Consulado Honorário em Florianópolis e o Vice-Consulado em Londrina, os aparelhos para a obtenção das impressões biométricas dos passaportes eletrônicos, que estarão sob a responsabilidade dos titulares dos Escritórios honorários. A partir de 11 de fevereiro de 2019 estará ativo o mesmo aparelho na agencia consular em Joinville.

Os residentes no Norte do Paraná e em Santa Catarina poderão requerer um agendamento ao escritório honorário territorialmente competente, via e mail passaporti.londrina@gmail.com, passaporti.florianopolis@gmail.com e agenciaconsular@martinelli.adv.br, anexando cópia digitalizada de um documento de identidade válido, a copia da propria posição anagráfica atualizada (imprimir a tela no aplicativo FAST IT no site oficial do Consulado Geral da Itália) e os eventuais documentos da motivação da viagem.

Os titulares dos escritórios confirmarão via e-mail a data e a hora do agendamento (no limite máximo de 20 solicitações mensais para Londrina, 15 para Florianópolis e 15 para Joinville) em ordem por exigências, tais como: idade superior a 65 anos, motivo de saúde, cidadãos com um único passaporte, urgência e imprevistos de viagem. As solicitações serão posteriormente enviadas ao Consulado em Curitiba para a confecção do passaporte eletrônico e o envio por correio ao escritório honorário, junto ao qual o solicitante poderá retirar o seu passaporte, a partir do mês sucessivo àquele da aquisição das digitais.

Quanto à documentação, a autorização em caso de menores e o comprovante do pagamento da taxa, deverá ser entregue no escritório honorário, continuarão válidas todas as instruções contidas no site institucional do Consulado Geral.

Os residentes no Norte do Paraná e em Santa Catarina poderão continuar, se preferirem, a requerer o agendamento diretamente em Curitiba, para a emissão do passaporte no mesmo dia, mediante o aplicativo “Prenota on line”.

As areas do Nord de Santa Catarina e da “Serra” até Blumenau, Lages e Brusque poderão usufruir do aparelho para a obtenção das impressões biométricas dos passaportes eletrônicos de Joinville.

As demais áreas, ao sul de Florianópolis, poderão usufruir do aparelho para a obtenção das impressões biométricas dos passaportes eletrônicos de Florianopolis. Como também no Consulado Geral em Curitiba, no mesmo agendamento, poderão estar acompanhados de até dois filhos menores.”