Detalhes da nova sede da Agência Consular Honorária da Itália em Joinville-SC (Foto Divulgação)

Com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, a Agência Consular da Itália em Joinville está em novo endereço e as instalações serão inauguradas nesta sexta-feira, 11/08, durante solenidade em que estarão presentes, além de autoridades catarinenses, o cônsul geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia, e o recém-empossado agente consular honorário Guilherme Marco de Lima. O público é recebido das 9 às 12 e das 13h30min às 15hs30min.

A nova sede, segundo informação distribuída pela assessoria da Agência Consular “será mais um ponto de aproximação entre Itália e Brasil, atendendo inclusive demandas por serviços consulares, como pedidos de dupla cidadania e emissão de passaporte”. O empresário Marco de Lima substitui o advogado João Joaquim Martinelli, que se afastou da função em razão da idade. A agência atende todo o Norte de Santa Catarina, na circunscrição compreendida pelos municípios da região administrativa de Joinville, Canoinhas, Jaraguá do Sul e Mafra.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Santa Catarina – segundo a mesma fonte – é o segundo Estado brasileiro com maior número de descendentes de italianos. De acordo com o Registro Civil dos Italianos Residentes no Exterior (AIRE) são 57.074 cidadãos italianos registrados em Santa Catarina, sendo 3.393 em Joinville.

“A Agência Consular em Joinville existe há quase duas décadas tem o papel fundamental de estreitar a relação da comunidade italiana junto ao Consulado Geral da Itália em Curitiba” diz a informação, acrescentando declarações de Marco de Lima, segundo as quais “nos últimos anos tivemos um relevante aumento no número de pedidos de documentos por parte de brasileiros da nossa região. Por isso, a necessidade de uma nova Agência Consular para atender essa demanda. O espaço permitirá uma maior aproximação com a população ítalo-catarinense e diminuição de deslocamentos, devido à descentralização do atendimento”.

A Agência Consular, diz ainda o comunicado, “é um instrumento fundamental de atendimento e apoio aos descendentes, e entre os serviços mais procurados estão a busca pela dupla cidadania e a emissão de passaporte. Porém, os fluxos dos processos na sua maioria não são iniciados nas agências consulares”.

O pedido de reconhecimento da cidadania italiana iure sanguinis ocorre através do PrenotaMi e, posteriormente, para quem reside em Joinville e Região, é agendada a apresentação da documentação na Agência Consular. Já para os pedidos de passaporte, os agendamentos ocorrem por meio de vídeo chamada. Apenas para os pedidos emergenciais de passaporte ou para pessoas acima de 65 anos que o fluxo se inicia na Agência Consular da Itália para Joinville e Região.

O novo agente consular, Guilherme Marco de Lima, nasceu em 1980 em Joinville, é casado, pai de duas filhas, possui dois irmãos e é filho de Valdemir Maestri de Lima e Sirlene Roseli de Lima. É cidadão brasileiro e italiano. A família Maestri é proveniente da cidade de Porto Tolle (província vêneta de Rovigo), atualmente com cerca de 10 mil habitantes. O casal Frascesco Beniamino Maestri e a Irene De Grandi, juntamente com seu filho Sante Fiorigi Maestri (bisavô de Guilherme), partiram da Itália em um navio no ano de 1888. De origem humilde, a família Maestri encontrou em Santa Catarina a oportunidade de empreender e contribuir com o desenvolvimento da região.

Engenheiro e empresário, Guilherme Marco de Lima “possui grande atuação em conselhos de administração” e  agora “assume a missão de defender os interesses nacionais italianos na região norte de Santa Catarina, que é o estado pioneiro da imigração italiana no Brasil”.

Conforme o site do Consulado Geral em Curitiba, a Agência Consular de Joinville, estabelecida à Rua Orleans, 1009 – Sala 101 – America – Cap: 89204-580 além do telefone (0xx47) 3842-1897, atende pelos e-mails: secretaria@agenciaconsularjoinville.com.br  e atendimento@agenciaconsularjoinville.com.br