Em evento que marca o surgimento de uma nova companhia artística em Curitiba, estreia domingo, no Teatro Guairinha, a ópera “La Sonnambula”, do compositor italiano Vincenzo Bellini (1801 – 1835). O espetáculo envolve cerca de 50 artistas paranaenses, entre solistas, coro, orquestra e auxiliares. Todos eles estão envolvidos também na concepção e na montagem da estrutura do espetáculo, de forma interativa.

Trata-se da Companhia Santa Cecília – uma iniciativa totalmente bancada pela iniciativa privada e que nasceu por inspiração inicial da soprano Ornella de Luca, recém formada pela  Universität Mozarteum, de Salzburg, na Áustria, juntamente com o pianista Thiago Plaça Teixeira mais um círculo de amigos artistas, todos do Paraná. É intenção da “Companhia Lírica” ressuscitar a ópera tanto em Curitiba quanto no interior do Estado, segundo seus idealizadores.

PATROCINANDO SUA LEITURA

A convite da soprano Ornella, Insieme acompanhou um dos últimos ensaios dos cinco solistas de “La Sonnambula” (a própria Ornella, Vitorio Scarpi, Cláudio de Biaggi, Diana Danieli e Melissa Bergonso), mais o pianista Thiago Plaça Teixeira e o maestro Felipe Biesek. O ensaio foi numa das salas da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, nas noite de quarta-feira última.

A apresentação da ópera terá início às 20 horas deste domingo (27/11), no auditório Salvador de Ferrante. Depois de ter participado de inúmeras apresentações tanto na Europa quanto no Brasil, Ornella será acompanhada pelo tenor Vitorio Scarpi, pelo barítono Cláudio de Biaggi, pela também soprano Melissa Bergonso e pela mezzo-soprano Diana Danieli.  No coro estarão os  cantores líricos convidados Lívia Ribeiro, Maria Julia Mello e Paloma López (sopranos); Maico Sant’Anna, Mario Malinconi e Odair Sebaniski (tenores); e Divonei Scorzato, Johann Kamien e Roberto Guimarães (baixos).

Um detalhe importante para melhor compreensão da ópera: a plateia será informada da trama, que se passa na Suiça, através de uma narração a ser feita pelo ator Renet Lyon. Já a orquestra, sob a regência do maestro Felipe Biesek,  é composta por músicos de Curitiba que também participam de outros grupos da cidade, como Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata Antiqua de Curitiba e Orquestra Filarmônica da UFPR.

A ESTÓRIA – Segundo divulgaram os promotores do espetáculo, a ópera ‘La Sonnambula’,  dividida em dois atos, teve sua primeira apresentação no Teatro Carcano, em Milão, em 1831. O libreto é d Felice Romani. Toda a ação acontece em uma vila suíça no início do século XIX. Amina (interpretada por Ornella de Lucca) – filha adotiva de Teresa (representada por Diana Danieli), dona do moinho da vila – comemora seu noivado com Elvino (representado por Vitorio Scarpi), um jovem e rico fazendeiro.

Durante os festejos, entra em cena um misterioso estrangeiro, que é, na verdade, o Conde Rodolfo (interpretado por Cláudio de Biaggi), que retorna à vila de sua infância depois de muitos anos.  O Conde hospeda-se na hospedaria da vila, cuja proprietária é Lisa (interpretada por Melissa Bergonso), apaixonada por Elvino. Ninguém sabe, mas Amina é sonâmbula e justamente naquela noite perambula pela vila chegando até o quarto do Conde. Vendo a moça em estado de sonambulismo, o Conde discretamente se retira, mas a presença dela no quarto é descoberta por Lisa e revelada, dando origem a um grande conflito.

FICHA TÉCNICA:
Direção musical e correpetição: Thiago Plaça Teixeira.
Solistas: Ornella de Lucca, Vitorio Scarpi, Cláudio de Biaggi, Diana Danieli e Melissa Bergonso.
Coro: Lívia Ribeiro, Maria Julia Mello, Paloma López, Maico Sant’Anna, Mario Malinconi, Odair Sebaniski, Divonei Scorzato, Johann Kamien e Roberto Guimarães.
Ator/narrador: Renet Lyon.
Regência: Felipe Biesek.
Violino I: ngelo Martins da Silva (spalla), Pablo Malagutti, Paulo André Hübner,
Pedro Ferreira, Vinícius Henrique Batista e Vitor Andrade.
Violino II: Dan Tolomony (chefe de naipe), Cesar Augusto Vieira, Everton Escorissa Santos e Vinicius Marini Woicolesko.
Viola: Jader da Cruz (chefe de naipe) e Fabiane Nishimori Ferronato.
Violoncelo: Samuel Pessatti (chefe de naipe) e Bruno Vinicius Rosa.
Contrabaixo: Vitor Vieira da Costa.
Flauta: Denusa Castellain.
Oboé: Maicon Alves Nogueira.
Clarinete: Elvis Willian Ferreira Tosta e Karine Leticia Fragoso.
Fagote: Juliano Pontes.
Trompa: João Gustavo Schmidt Braz e Weber Alesandro Gomes.
Trompete: Otavio Rasera.
Tímpano: Ivan Souza Lemes.
Iluminação: Lucas Amado.
Projeções: Lumen Audiovisual.

SERVIÇO:
Ópera “La Sonnambula”
Quando: 27 de novembro (domingo)
Onde: Teatro Guaíra (Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha). Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba.
Horário: 20 horas
Duração do espetáculo: uma hora e trinta minutos
Ingressos: R$ 40,00
Classificação etária: 7 anos