u O Seminário “Luzes do Design”, foi apresentado pelo ICE no  dia 10 de dezembro na Sala de Eventos do Consulado Italiano,  aberto a empresários e profissionais do setor – lighting designers, arquitetos de interiores, paisagistas, decoradores e especialistas em luminotécnica

PATROCINANDO SUA LEITURA

Instituto Italiano para o Comércio Exterior, o Consulado Geral da Itália de São Paulo, o Instituto Italiano de Cultura e a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, com apoio da La Lampe, reuniram na capital paulistana, empresários e profissionais do setor para o Seminário “Luzes do Design”, abordando esse importante segmento da economia italiana e os conceitos que aliam técnica à arte da iluminação italiana, transformada em projetos espalhados pelo mundo inteiro. O evento ressaltou as novas tendências estéticas e as inovações conceituais nas luminárias, onde a Itália detém excelência e indiscutível liderança.

Esta é mais uma das iniciativas que se insere no leque de ações do Projeto Especial “Made in Italy” e que será realizado por ocasião da inauguração da mostra “ Arte do Sol – Design e Tecnologia da Luz”, promovida pelo Instituto Italiano de Cultura, a ser inaugurada no dia 12 de dezembro, no Museu da Energia, em São Paulo.

 Tradição e modernidade

O segmento da iluminação  está estruturado, na Itália, com base em empresas de pequeno e médio porte. No total, são 2.200 empresas que empregam cerca de 20 mil pessoas. Mais de 80% têm menos de dez empregados e apenas 20 (cerca de 1% do total) possuem mais de cem funcionários. Ainda assim, o setor tem papel de destaque no mercado internacional: a Itália é o segundo maior fabricante europeu de artigos de iluminação e o maior exportador de luminárias da Europa, canalizando para o mercado externo quase metade de sua produção.  Nos primeiros 11 meses de 2006, foi a França o principal mercado de destino das exportações italianas, com cerca de 170 milhões de euros em compras , o que corresponde a um aumento de 2,2% em relação ao mesmo período de 2005. Em segundo lugar está a Alemanha, com cerca de 125 milhões ( crescimento de 6,5%), seguida da Espanha e do Reino Unido. O faturamento do setor de iluminação na Itália corresponde a cerca de 2,5 milhões de euros.

No mundo, a Itália é o terceiro fornecedor de aparelhos para a iluminação, depois da China e da Alemanha. Em 2006, exportou  cerca de 1,5 milhão de euros, 11% a mais que em 2005. No âmbito da Comunidade Européia, o país cobre mais de 20% do total das exportações.