O grupo liderado pelo Ministro do Meio Ambiente da província de Nova Scotia conferiu todas as vantagens das tecnologias SFS® – Software Flexfuel Sensor – e Tetrafuel® da Magneti Marelli

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u São Paulo-SP – Uma comitiva do Canadá, composta por representantes do governo e empresários, visitou na última semana o complexo tecnológico de Hortolândia da Magneti Marelli para conhecer as tecnologias multi-combustíveis desenvolvidas pela empresa no Brasil. Seguindo a tendência mundial, a província de Nova Scotia conta uma política de incentivo ambiental a favor do meio ambiente – tratamento adequado do lixo e das águas –, além de estar em busca de novas fontes de energia alternativas ao petróleo, como o álcool combustível e o GNV – gás natural veicular. Estas opções de combustíveis são alimentadoras de duas tecnologias Magneti Marelli: o SFS® – Software Flexfuel Sensor – e o Tetrafuel®.

Os canadenses puderam conhecer todas as vantagens e detalhes de produção do SFS® (tecnologia que permite que o veículo seja abastecido com álcool, gasolina, ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção) e do Tetrafuel® (sistema que permite que o carro rode com álcool, gasolina, gasolina pura – nafta – ou GNV).

A comitiva ainda vai visitar algumas usinas de cana-de-açúcar no Brasil para conhecer todas as etapas do processo de produção do álcool. “Ficamos muito surpresos com o que vimos. As tecnologias multi-combustíveis da Magneti Marelli são grandes parceiras do meio ambiente. A nossa meta é que em 2020 nossas cidades sejam completamente limpas e para isto precisamos de importantes soluções de combate à poluição. Já conseguimos resolver o problema do lixo e estamos trabalhando na limpeza das águas. O próximo passo é pensar em fontes alternativas de combustível”, declara Mark Parent, ministro do meio ambiente da província de Nova Scotia.

 

Para a Magneti Marelli o resultado da visita também foi bastante positivo. Segundo Silverio Bonfiglioli, presidente da Magneti Marelli Sistemas Automotivos e representante do Grupo no Mercosul, ainda não há nada acordado entre a empresa e os representantes do Canadá, mas as expectativas são boas. “É muito importante para a Magneti Marelli que outras nações conheçam nossas tecnologias. Estamos tendo a oportunidade de estreitar a relação entre os dois países e a chance de fornecer sistemas que contribuam com o meio ambiente”, afirma.

A liderança, o pioneirismo e os investimentos constantes da Magneti Marelli no mercado flex nacional também têm despertado a atenção de outros países. Entre outras iniciativas, no ano passado comitivas da Ucrânia e de Cingapura estiveram no Complexo Industrial e Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Magneti Marelli em Hortolândia interessados em conhecer as tecnologias multi-combustíveis da empresa. Há ainda negociações já em andamento com os mercados europeu, chinês e norte-americano para exportação do SFS®.

Grupo Magneti Marelli no Brasil

O Grupo Magneti Marelli, empresa de capital italiano, é uma das maiores fabricantes de sistemas e componentes automotivos do mundo  e está presente no Brasil desde 1978. Hoje, com mais de sete mil colaboradores, nove plantas e cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento, é líder de mercado em sistemas de injeção eletrônica, escapamentos, suspensões, camisas de cilindro e amortecedores e atua ainda no segmento de iluminação automotiva – faróis e lanternas – e na área eletrônica, fabricando painéis de bordo e sistemas de navegação automobilística por GPS.          

Fechou o ano de 2007 com faturamento acima de R$ 1,9 bilhão, superando em 16% a projeção para o mesmo período, considerando o mesmo perímetro de budget.