O sistema eletrônico de câmbio para veículos – FreeChoice – conferiu a Magneti Marelli o prêmio da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva de Meio Ambiente na categoria tecnologia

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u SÃO PAULO – SP – O Grupo Magneti Marelli, maior empresa de autopeças do Mercosul e um dos mais importantes fornecedores de tecnologias high tech para a Fórmula 1, vem se destacando no Brasil e no mundo com os avanços tecnológicos conquistados no setor automotivo beneficiando, direta e indiretamente, o meio ambiente. Parte do reconhecimento deste trabalho é o prêmio que a divisão Powertrain da Magneti Marelli acaba de ganhar da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, o Prêmio AEA de Meio Ambiente, na categoria tecnologia, com o FreeChoice – sistema de comando eletrônico para câmbios manuais.

O Prêmio AEA é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva que tem como objetivo distinguir e homenagear as empresas que se destacaram através de desenvolvimento de projetos de tecnologias e responsabilidade social. “Esta premiação é mais um reconhecimento de tudo o que o Grupo Magneti Marelli desenvolve em prol do meio ambiente e dos usuários”, afirma o presidente da divisão Powertrain e representante da Magneti Marelli no Mercosul, Silverio Bonfiglioli.

O FreeChoice, ainda inédito no Brasil, foi criado para equipar veículos com motorização a partir de 1.0, dotando-os de sistema automatizado de mudança de marchas. A tecnologia já produzida e utilizada pela Magneti Marelli na Europa e na China começou a ser desenvolvida no Brasil em 2003 e recebeu, entre 2006 e 2007, investimentos da ordem de R$ 21 milhões para instalação e construção da nova linha de produção. Novos investimentos para o FreeChoice já são previstos para 2008 e 2009 para novas aplicações do produto.

Com o novo sistema de câmbio, o condutor do veículo pode escolher a maneira como quer dirigir: se no modo automático ou no manual, tendo ainda como opção o modo econômico. Tudo isso é possível porque o sistema é montado acoplado à caixa de transmissão do veículo, se encaixando no lugar do tradicional sistema de trambuladores, realizando as movimentações de mudança de marchas no lugar do motorista. Essa ação torna-se possível graças à Unidade de Controle da Transmissão, a TCU, uma “centralina” específica para operar as ações do câmbio.

Outra das vantagens da nova transmissão manual automatizada é que ela assegura redução média de até 10% no consumo de combustível em circuitos mistos cidade/estrada. Em utilização urbana, conseqüentemente, o FreeChoice pode diminuir sensivelmente o índice de poluentes, reduzindo em até 12% a emissão de CO2 na atmosfera.

Com a atenção voltada também para os créditos de carbono advindos do Protocolo de Kyoto, a divisão Powertrain da Magneti Marelli registra a importância deste fato para o futuro do País, acrescentando ainda às conquistas do SFS® – Software Flexfuel Sensor –, seu exclusivo sistema de gerenciamento multicombustível, os benefícios proporcionados ao meio ambiente no Brasil.