CURITIBA – PR – Mais de sete anos já se passaram e a comissão especial de Roma ainda não se pronunciou sobre a maioria dos processos de descendentes de imigrantes trentinos que, após terem se renunido em solenidade cívica em Blumenau-SC, dia 16 de julho de 2005, se encontram à espera do reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue.
O acontecimento empolgou muita gente que lotou as dependências da Vila Germânica, onde se realizam anualmente a Festitália e a Oktoberfest. Parte de algumas imagens do arquivo da Revista Insieme, que reunimos no vídeo abaixo, dão idéia do que foi o evento – um dos mais de uma dezena realizados no Paraná e em Santa Catarina sob a coordenação da Federação dos Círculos Trentinos do Brasil e do Círculo Trentino de Curitiba-PR.
A resposta da comissão especial de Roma, até o início de 2011, era transmitida pelo consulado de Curitiba ao Círculo Trentino, que informava os interessados assim que chegavam notícias da Itália. Desde aquela data, o Consulado, alegando segredo de dados pessoais, não informou mais o Círculo, segundo seus diretores. “Muita gente nos procura em vão para saber da posição de seus processos”, informam funcionários do Círculo.
Nos discursos proferidos na oportunidade constam afirmações que hoje podem parecer “proféticas”. Na oportunidade, o bispo emérito de Blumenau, Dom Angélico Sândalo Bernardino, advertiu: “que a Itália, mãe-pátria: não tenha medo: não invediremos a Itália”.