Vanda Freitas, que nasceu Fabri e Feltrin no Sul de Santa Catarina, é uma cidadã italiana residente em Florianópolis-SC que há mais de três anos aguarda a “renovação” de seu passaporte italiano. Apesar da idade avançada, que lhe dá direito ao atendimento preferencial, ela não consegue o documento de viagem que lhe daria condições de permanecer na Europa, junto de sua filha e seus dois netos, por mais tempo que o passaporte brasileiro lhe permite na condição de turista.

Além dela, um filho que reside igualmente em Florianópolis também está na mesma espera, com um agravante: ele já tinha agendamento feito e pago as taxas devidas em Curitiba, ainda em 2021, mas, às vésperas do atendimento, foi transferido para o Consulado Honorário da Capital catarinense com indicação de prioridade, que até hoje não ocorreu.

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Esse é o resumo da história que Vanda conta à revista Insieme numa vídeo entrevista gravada no final da tarde de hoje (30/05). A reclamação soma-se a muitas outras, onde os consulados de Curitiba e Brasília assumem a dianteira na categoria de frustração dos usuários. “É mais fácil ir à lua que conseguir um agendamento para passaporte em Curitiba”, escreveu dias atrás um internauta comentando um dos vídeos postados no canal Youtube de Insieme sobre o Prenot@mi.

No caso de Vanda, através de e-mail, ela já havia contado sobre a “demora em se obter o passaporte italiano, via Vice-Consulado (na verdade é Consulado Honorário – NR) de Florianópolis, cuja fila de solicitação da biometria está ainda em 2019 (desde antes da pandemia), e não avança”.

È vero!! – diz Vanda -, e descreve:  “Solicitei a renovação em 21/02/2020 com o envio dos documentos, e ainda aguardo ser chamada. Ocorreu interstício no atendimento devido à pandemia. Ao retornar o atendimento, tornou-se incompreensível essa demora, pois não avança para 2020. Como fui considerada prioridade pela idade (acima de 70 anos), em maio deste ano me dirigí ao Consolato para obter informações e apenas me disseram que nem têm previsão. E nesse tempo de três anos transcorridos, ao pedir informações por e-mail, apenas respostas automáticas mencionam para aguardar”.

Vanda continua: “Ora, não faz sentido um Vice Consulado sem condições de atendimento. Sem RH necessário para agilizar. Biometria limitada em 20 por mês. Nem telefone tem, pois o nº 32845464 que consta no site retorna como inexistente desde 2021, e antes disso não atendiam”.

“Mais confusa ficou a situação do meu filho, Marcelo P. Freitas” – aduz Vanda – “que solicitou agendamento em 18/02/2020 em Curitiba. Agendado para janeiro de 2021 e cancelado pelo Consulado. Remarcado para 02/09/2021 e com taxa de emissão já paga em 30 de agosto,  foi cancelado novamente pelo Consulado, às vésperas da data, com comunicação de transferência para catarinenses serem atendidos em Florianópolis (sem justificar). Até hoje ele não foi chamado, mesmo depois de ter sido considerado também prioritário pela transferência (e-mail resposta do consolato onorario/Florianópolis em 02/05/2022)”.

Vanda narra ainda que “em janeiro deste ano de 2023 respostas automáticas do consulado diz que Prenot@mi está ativo. Brincadeira! Por mais que se tenta, não se consegue acessar e quando se consegue diz não ter vagas. E fica a dúvida: se ele foi transferido, pelo Consulado de Curitiba, para biometria em Florianópolis, como vai retornar para Curitiba?”

“É óbvio que a transferência o prejudicou” – prossegue Vanda -, “pois estava agendado em setembro de 2021 em Curitiba. Pois agora em maio de 2023, ao me dirigir ao vice consulado daqui e perguntar pela situação dele, obtive apenas que “transferências do Cônsulado de Curitiba vão para fila de espera”. Que fila?… E por que não avança?…Não informam. Niente! Transparência zero!”

Resumo de Vanda: “Enfim, mais de três anos aguardando para biometria em Florianópolis para a renovação do passaporte! Em tempo: temos todos os registros de solicitação e anexos dos documentos enviados, e reenviados, datados via emails, bem como as respostas dos Consulados”.