CURITIBA – PR – Liderando chapa única, Marlus Aurelio Grassi Velloso foi eleito terça-feira que passou (20/11/2012) presidente do Centro Cultural Ítalo-Brasileiro “Comitato” Dante Alighieri, de Curitiba-PR. Ele substitui a Luiz Cesar Zaniolo e mantém Vittorio Romanelli, que presidiu a entidade por cerca de 20 anos, na condição de presidente de honra. Marlus participa da vida da Dante Alighieri há 27 anos, conforme breve currículo que fez circular entre os eleitores, antes da eleição, e há 14 anos é funcionário concursado do Consulado Geral da Itália em Curitiba.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O Centro Cultural Dante Alighieri é uma das mais antigas entidades do gênero em Curitiba e é filiada à Società Dante Alighieri de Roma, que tem ramificações em todo o mundo. O novo presidente para o biênio 2013/2014, concluiu recentemente estudos superiores de Teoologia, já foi vice-presidente duas vezes e, nos anos 80, participou ativamente do grupo de folclore mantido pela entidade.

Segundo Marlus, entre suas metas está o estímulo ao ensino da língua italiana, realização de encontros culturais e artísticos e uma maior união entre as associações italianas que funcionam em Curitiba. Na diretoria

estão ainda: Frederico Augusto Zanin, Giovanni Meneguz, Rafael Meneghini, Moacyr Visinoni, Carlos Alberto Cartaxo, Emilio Botter, Carlo Papagna, Luiz Afonso Capriglione Erbano, Benjamin Manoel Zanatta, Odalzita de Fino, Roberto Del Segue, Desiderio Peron, Signei Soares di Bacco e Giuseppe Bortolo. No Conselho Fiscal estão Giovanni Luigi Corso, Sante Serafino Botter, Paolo Variola, Eliezer Fangueiro, Mario Roberto Bertoni, Albero Degani, Carlo Nieri, Divonzir Catenacci, Paulo Furletti e Inério Bruno Marchesini.

Após sua eleição, Marlus encaminhou à redação da revista Insieme comunicado com o seguinte teor: “

Com muita satisfação e alegria acompanhei as eleições, no último dia 20, para a nova Diretoria do Centro Cultural Italo-Brasileiro Comitato Dante Alighieri, cuja gestão será para o biênio 2013/2014.

Ao encabeçar a lista de Diretores e Colaboradores, pretendo trabalhar com dedicação e afinco, para que a nossa atuação seja forte e marcante, estimulando o ensino da língua italiana, promovendo encontros culturais e artísticos, e propondo a união entre as associações italianas já existentes em nossa cidade.

Sei que o trabalho será constante, contínuo e árduo; porém, espero que os resultados sejam positivos e marcantes para todos os envolvidos na continuidade da divulgação das tradições e da cultura italianas.

Sei também, que novas idéias surgem quando pessoas se reunem e argumentam sobre determinado assunto; assim, gostaria muito que os espaços existentes no Centro Cultural Dante Alighieri, sejam utilizados para reuniões – formais e informais – com a finalidade de trazer a ampliação da cultura italiana.

As portas do Centro Cultural Dante Alighieri sempre estarão abertas às pessoas que desejarem conhecer nossos espaços e também apresentar alguma sugestão edificante.

Agradeço, em nome de toda a Diretoria, a confiança que nos foi depositada.”

A Dante Alighieri de Curitiba está localizada no centro da cidade (Rua Westphallen, 15), com salão nobre no andar térreo, biblioteca e salas de aula no segundo andar e outro auditório, com sala de reuniões e diretoria no 9º andar no edifício do mesmo nome.