u PORTO ALEGRE – RS- A ACIRS – Língua e Cultura Italiana, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e o Consulado Geral da Itália, traz a Porto Alegre o ator italiano Matteo Belli com os espetáculos teatrais “Inferno di Dante – Visita Guidata” e “Genti intendete questo sermone”. As peças serão apresentadas nos dias 29 e 30 de novembro respectivamente no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307), às 21h.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Os ingressos poderão ser adquiridos três dias antes na bilheteria do local no valor de R$ 20,00 platéia geral e R$ 10,00 professores da ACIRS.

Matteo Belli é graduado pela Universidade de Bolonha, cidade onde reside e é diretor artístico do “Centro Teatral per l’Oralità”. Em 1986, após anos de estudos clássicos e musicais, realizou um longa metragem em Super 8 intitulado “Sceneggiatura per un sogno”. Em 1989, iniciou a carreira de ator, trabalhando em teatro mino-fantasista. Realizou mais de 30 espetáculos como autor e intérprete e dirigiu quatro espetáculos.

Em 1992, como professor, desenvolveu cursos e seminários de propedêutica teatral. Participou também de vários trabalhos para TV. Como autor e ator cômico obteve vários prêmios, como o 2º lugar nos concurso “Premio Carlo Diapporto” (1996); 1º lugar no “Festival Culinária Risinterra” e o prêmio da crítica no “Premio Ugo Tognazzi Città Cremona” (1997); o primeiro prêmio no festival “La sera del dì di festa” desenvolvido em Trieste, com o espetáculo “Concerto giullaresco” com Alfio Antico e Alberto Canepa (1997).

Desde 1997, trabalha com a Associação Cultural Ca’ Rossa, da qual é um dos fundadores e da qual já foi presidente, realizando, como diretor artístico, as revistas de espetáculos “Ci sarà una volta… radici antiche e nuovi orizzonti del Teatro d’Arte Popolare”, “Parola d’attore” em colaboração com a província de Bolonha e as cidades de Pianoro, Monterenzio, Monzuno e Ioiano e “Verba volant”, revista de leituras e espetáculos para palcos pequenos. Em 2001, fundou, junto aos colaboradores da Associação Cultural Ca’Rossa, o “Centro Teatrale per Oralità”, do qual é o diretor artístico.

 

Informações pelo telefone (51) 3212-5535.