Merlo anuncia decisão de instalar um novo consulado italiano em Montevideo. Diz que meta é melhorar rede consular em todo o mundo

309
Ricardo Merlo anuncia nova sede consular para Montevideo em vídeo, diante da Farnesina. (Fotograma)

“estamos trabalhando 12 horas por dia, de sol a sol, para melhorar a rede consular [da Itália] em todo o mundo, mas principalmente na América Latina, onde os problemas são muitos”, disse nessa manhã o senador Ricardo Merlo, subsecretário para os italianos no mundo do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional.

A afirmação foi feita em vídeo gravado diante da Farnesina – a sede do Maeci -, para anunciar que “teremos um novo consulado em Montevideo”. A decisão já está tomada, disse ele dirigindo-se aos “concidadãos uruguaios”. Logo a seguir, o Maie – ‘Movimento Associativo Italiani all’Estero’ divulgava nota dizendo que “Logo teremos um novo consulado em Montevideo para dar respostas aos mais de 1230 mil italianos que vivem no Uruguay e aos muitos concidadãos que quiserem fazer o pedido [de reconhecimento] da cidadania [italiana]”.

Ainda segundo a nota, que repete basicamente o curto pronunciamento feito em vídeo, “estamos avaliando se será alugado um novo espaço ou será construída uma nova sede própria, que seria um sonho”.

https://www.facebook.com/ricardomerlopagina/videos/vb.271721466769325/2216150421993126/?type=2&theater