A ministra Maria Elena Boschi (Foto Ansa/Insieme)

Para uma visita de cinco dias à América do Sul, chega nesta segunda-feira (26) em Buenos Aires, na Argentina, a ministra italiana Maria Elena Boschi, das Reformas Institucionais e Relações com o Parlamento. Depois de ir ao Uruguai, Boschi estará em Porto Alegre, Brasília e São Paulo, no Brasil, em programa de intensos contatos, conforme anuncia o deputado Fabio Porta, que acompanha a visitante.

A visita da ministra do governo Renzi tem um objetivo bem claro: explicar as reformas constitucionais e eleitorais que estão em debate na Itália e que, após aprovação por margem apertada de votos no Parlamento, depende da aprovação dos italianos. O referendum deverá ser realizado ainda este ano e, naturalmente, Boschi, que empresta inclusive o nome ao conjunto das reformas, defende sua aprovação e está em campanha pelo voto “Sim”.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Os italianos que vivem no exterior, regularmente inscritos nos Consulados (quase quatro milhões de eleitores), também serão convocados a votar e é em busca desses votos que a ministra vem. Na América do Sul são mais de 1,3 milhão de eleitores (mais de 650 mil na Argentina e mais de 300 mil no Brasil – os dois principais colégios eleitorais da área).

Segundo se anuncia, a missão de Boschi na América do Sul começa nesta segunda em Buenos Aires, com um encontro organizado pela Embaixada da Itália na Argentina para ter início às 18h30min no Teatro Coliseu. No dia seguinte (27), às 19h30min, a ministra tem encontro, também organizado pela Embaixada da Itália no Uruguai, com autoridades e comunidade na Casa degli Italiani, em Montevideo.

No dia 28 a ministra inicia sua visita ao Brasil, começando por Porto Alegre, onde tem chegada prevista para as 16h40min. Ali, acompanhada do embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, ela participa de encontro com a comunidade, organizada pelo cônsul Nicola Occhipinti na sede do Grêmio Nautico União, a partir das 19hs, com coquetel e momento solene, durante o qual estão previstos, após a execução de hinos: audações do embaixador Antonio Bernardini; do deputado Fabio Porta (como presidente do “Comitato per gli Italiano nel Mondo del Parlamento”, do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, do governador do Estado, José Ivo Sartori, discurso da ministra Maria Elena Boschi, seguindo-se entrega de quatro condecorações de “Cavaliere dell’Ordine Stella d’Italia” a nomes não divulgados. O coquetel será servido pela Escola de Gastronomia USC do Chef professor Mauro Cingolani. Ao final, uma janta será oferecida pelo cônsul Occhipinti à ministra Boschi.

A ministra parte bem cedo, às 6hs, de Porto Alegre para Brasília de onde, após cumprir agenda de compromissos institucionais e parte para são Paulo no final da tarde. Na capital paulista, no dia seguinte, deverá ter encontros com autoridades, almoçará com o cônsul geral Michele Pala e representantes da comunidade para, a partir das 20-h30min, encontrar-se com a comunidade italiana na sede do Círculo Italiano. Sua partida de volta para Roma está prevista para as 15 horas de sábado. A deputada Renata Bueno, segundo informa sua assessoria, também deverá acompanhar a ministra Boschi em sua visita à América do Sul.