MILÃO – ITÁLIA – Uma missão composta por prefeitos, empresários e técnicos de municípios da região centro-oeste de Santa Catarina que compõem a Rota Italiana “Cammino Veneto” encontra-se na Itália para contatos políticos e institucionais na Região do Vêneto. A comitiva, capitaneada pela Conttur – Fundação de Turismo do Vale do Contestado e pela Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, chegou hoje (08.10.2009) em Milão, onde tem encontro no Instituto Politécnico e retornará ao Brasil no dia 18, depois de percorrer quase todas as Províncias Vênetas em busca de cooperação. Pelo Governo do Estado de Santa Catarina integram a comitiva o consultor geral Fausto Silva, da Secretaria Especial de Articulação Internacional, e Gerson Hulbert e Oséias Mafra Filho, da Secretaria de Turismo e Cultura.
Trata-se da primeira missão oficial dos municípios da Rota Italiana – uma associação fundada no ano passado sobre idéia que vem sendo discutida desde 2001 e que encontrou no Secretário para Fluxos Migratórios e Segurança da Região do Vêneto, Oscar de Bona, um aliado na defesa e realização de projetos que privilegiem extensa área territorial catarinense de forte presença de descendentes de imigrantes vênetos.
O principal objetivo da missão é ativar um processo duradouro de cooperação internacional, incluindo os 15 municípios que compõem a Rota nos projetos internacionais desenvolvidos pelo Estado Vêneto e pelo Governo Italiano, em cooperação também com a União Européia, segundo define Mauro Beal, da Câmara de Comércio e um dos idealizadores do projeto. A Ari – Associação da Rota Italiana é uma entidade da qual participam formalmente os municípios de Água Doce, Arroio Trinta, Caçador, Capinzal, Itá, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Pinheiro Preto, Piratuba, Salto Veloso, Tangará, Treze Tílias e Videira.
A delegação que está na Itália é composta pelos prefeitos Antoninho Baldissera (Iomerê), Cláudio Spricigo (Arroio Trinta), Egidio Luiz Gritti (Itá), Euzébio Calisto Vicelli (Pinheiro Preto), Hilario Chiamolera (Lacerdópolis), Leonir Boaretto (Capinzal), Norival Fiorin (Luzerna),Néri Luiz Michelotto (Ouro), Pedrinho Ansiliero (Salto Veloso), Saulo Sperotto (Caçador e presidente do Conttur) e Wilmar Carelli (Videira). Integram a delegação os empresários Renato Marins (que é presidente da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina), Antônio Luiz de Miranda, Fahdo Thomé Neto, Sandoval Caramori e Elias Ferlin. A missão tem também a participação de Cláudia Beal Terrez (Conttur), Ivanir Barreto Schmidt (presidente da Ari) e Mauro Beal (vice-presidente executivo da Câmara Italiana). Acompanham a missão os jornalistas Ademir Arnon, presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Desiderio Peron, da Revista Insieme, e Michel Rogerio Schaedler, cinegrafista de Joaçaba.