Missas mensais em italiano retornam em março na Igreja do Portão, em Curitiba

Depois de um longo período de interrupção, devido às obras de restauro da igreja, as missas em língua italiana vão recomeçar, a partir de 26 de março próximo, na sede da Paróquia Bom Jesus, do bairro Portão, em Curitiba-PR. Oficiadas pelo padre Giovanni Battista Erittu, natural da Sardegna, Itália, a tradicional missa acontece sempre no último domingo de cada mês, rivalizando com a igreja da Paróquia do bairro de Santa Felicidade nas participações litúrgicas de italianos e descendentes que residem em Curitiba.

A igreja fica na praça Padre João Bagozzi, local vizinho do tradicional colégio do mesmo nome que, durante muitos anos, foi uma das sedes do Centro de Cultura Italiana PR/SC, com a administração de cursos de língua italiana. Tanto a igreja quanto o colégio (também Faculdade Bagozzi) inspiram-se na Congregação dos Oblatos de São José – os “josefinos- marellianos”, segundo explica o leitor José Carlos Rinaldi.

PATROCINANDO SUA LEITURA

As obras de reforma da Igreja do Portão – um edifício tombado ao patrimônio da cidade – foram iniciadas há pouco mais de dois anos, com recursos captados pelo Município através do chamado “potencial construtivo”, estimados inicialmente em cerca de dois milhões de reais. A igreja havia sofrido um incêndio há cerca de dez anos (em 8 de fevereiro de 2007), e fora reconstruída com recursos maior parte arrecadados pela própria população.

O edifício foi erigido entre 1916 e 1928, no lugar de uma antiga capelinha de barro. É sede da paróquia desde dezembro de 1936 e a edificação é considerada “Unidade de Interesse Especial de Preservação”. Tem arquitetura eclética com inspiração neogótica e vitais de rosáceas. Os estudos e projeto de restauro são do Ippuc – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.