Morre Aclino Feder, ‘Cavaliere della Repubblica Italiana’. Sepultamento é em Massaranduba

As comunidades de Massaranduba, Jaraguá do Sul e Guaramirim choram a morte do empresário Aclino Feder, cujo velório está sendo realizado no salão da igreja Matriz de Guaramirim e cujo corpo será sepultado hoje à tarde no cemitério da Igreja Sagrada Família, em Massaranduba. “Berlim”, como era conhecido, tinha 78 anos e não resistiu a um câncer, tendo falecido neste sábado.

Além de empresário do ramo moveleiro, Aclino era ativo em todas as iniciativas da comunidade italiana na região, tendo sido um dos apoiadores da construção da Chiesetta Alpina – um marco turístico religioso de Jaraguá do Sul.  Participou da criação da Associação Italiana, idealizando a Festa da Porchetta de Guaramirim, além da criação da famiglia de Jaraguá do Sul da Bellunesi nel Mondo, e da celebração do gemellaggio entre Jaraguá e os cinco municípios do Valle del Biois, na província vêneta de Belluno.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Por sua intensa participação nas manifestações culturais italianas da região, Aclíno recebeu  da Presidência da República italiana, em 04/09/2014, a condecoração de “Cavaliere dell’Ordine della Stella d’Italia (già Stella della solidarietà italiana”. A honraria lhe foi entregue em 09/06/2015, pelo então cônsul da Itália em Curitiba, Enrico Mora. Seu lugar de nascimento é Luiz Alvez.

Íria Tancon, agente consular da Itália em Jaraguá do Sul, escreveu na noite de ontem à redação: “Nosso amigo Berlim partiu para a casa do Pai , deixa muita saudade e as pegadas do grande bem que realizou (…) No luto da perda física mas na esperança da ressurreição, te abraço”.

YouTube player

Aclino Feder recebe a comenda de “Cavaliere della Repubblica Italiana” em Curitiba.

A morte de Feder já era notícia no site da Bellunesi nel Mondo às primeiras horas deste domingo. Nas palavras do presidente da entidade, Oscar De Bona, “Aclino Feder, conhecido como Berlim, foi uma referência para a comunidade italiana no Brasil. Contribuiu para a realização da Chiesetta Alpina e para a pesquisa das raízes dos emigrantes belluneses, fortalecendo os laços entre Itália e Brasil. Há apenas dois anos, nos recebeu em seu showroom com cerca de cem brasileiros de origem bellunesa. Mesmo recentemente, enquanto estávamos em Jaraguá do Sul, acompanhamos com apreensão o agravamento de sua saúde. Seu compromisso em promover as origens italianas continua sendo um exemplo para todos”.

No mesmo site, lê-se ainda que “Aclino Feder deixa um importante legado empresarial e cultural, além de sua amada família: a esposa Ruth, as filhas Vanessa e Venanda, as netas e uma infinidade de amigos e admiradores”, entre os quais, o ex-prefeito de Vallada Agordina e presidente da Famiglia Ex Emigranti dell’Agordino, que há dias encontra-se em Jaraguá acompanhado o estado de saúde de Berlim.

Luchetta escreveu: “Quem o conheceu não pode esquecer sua alegria contagiante, sua determinação e sua infinita bondade. Nos anos setenta, ainda jovem marceneiro, fundou a Berlim Ambientes, fazendo-a crescer até se tornar uma empresa líder. Apesar do sucesso, nunca deixou de se dedicar ao voluntariado e à comunidade, promovendo as tradições italianas. Vinte anos atrás, no jardim de sua casa, mandou instalar uma gigantografia representando a primeira cooperativa leiteira de Canale d’Agordo, um testemunho de seu amor pelas raízes. Receber o reconhecimento com o prêmio internacional “Belluneses que honram a província de Belluno na Itália e no exterior” foi para ele um grande motivo de orgulho”.